- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exército da China 'está sempre em alerta máximo' para defender reunificação com Taiwan, diz Pequim

© AP Photo / CHINA DAILYSoldados do Exército de Libertação Popular da China (ELP) (arquivo)
Soldados do Exército de Libertação Popular da China (ELP) (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2022
Nos siga no
O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Tan Kefei, declarou nesta quinta-feira (27) que o Exército Popular de Libertação (EPL) "está sempre em alerta máximo" para defender "com ações práticas" a soberania e a integridade territorial do país em seu processo de reunificação com Taiwan.
Após ser perguntado em uma coletiva de imprensa sobre os planos da líder taiwanesa, Tsai Ing-wen, de acelerar o desenvolvimento militar da ilha e aumentar as despesas de defesa, o porta-voz garantiu que as autoridades de Taiwan tentam "inventar narrativas falsas [...] como responder a 'ameaças do continente', enganando assim as pessoas na ilha e confundindo a comunidade internacional".

"[As autoridades taiwanesas] sempre foram as mais 'generosas' em apostar na segurança dos compatriotas de Taiwan, que é essencialmente buscar a 'independência' e dividir o país pela força. Tais planos e ações, que se desviam da tendência geral da história e da justiça nacional, nunca terão êxito […] São obstáculos que devem ser removidos durante o processo de reunificação pacífica", ressaltou Tan. Neste âmbito, ele descreveu a independência da ilha como "um beco sem saída".

Além disso, o porta-voz abordou o papel de países estrangeiros como os EUA na problemática em torno da ilha.
Em particular, Tan observou que se Washington decidir realizar novas vendas de armas a Taiwan, ele cometerá "outro erro", violando de novo o princípio de Uma Só China, ao qual adere em declarações oficiais.
"A resolução do problema de Taiwan é um assunto próprio do povo chinês […] Instamos os EUA a deixar de brincar com fogo sobre a questão de Taiwan", reiterou o porta-voz.
Soldados chineses na praça Tiananmen, em Pequim, China, 5 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2022
Panorama internacional
Alto escalão militar da China afirma estar em alerta máximo e pronto para a guerra, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала