- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reuters: Legislador filipino propõe lei para manter barcos e aviões da China 'sob controle'

© AFP 2023 / Alex WongGuarda de honra segura bandeira das Filipinas no Pentágono em 10 de setembro de 2021, Arlington, Virgínia, EUA
Guarda de honra segura bandeira das Filipinas no Pentágono em 10 de setembro de 2021, Arlington, Virgínia, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2022
Nos siga no
Nesta quarta-feira (26), o deputado filipino, Rufus Rodriguez, reintroduziu uma legislação no país para impedir a entrada do espaço marítimo e aéreo por navios chineses.
O projeto de lei de Rodriguez designa rotas marítimas e aéreas especiais e prescreve regras que navios e aeronaves estrangeiras que conduzam passagens inocentes devem seguir, segundo a Reuters.
As Filipinas se queixam repetidamente das atividades chinesas em sua zona econômica exclusiva (ZEE) de 322 quilômetros, incluindo a presença de centenas de barcos de pesca que supostamente contêm milícias. O deputado argumentou que eles não estão envolvidos em "passagem inocente", como é permitido pelo direito internacional.
"Nenhum chinês ou qualquer embarcação deve ser permitida em nossas águas sem nossa aprovação, a menos que seja para passagem inocente nas rotas marítimas designadas do arquipélago", disse Rodriguez citado pela mídia.
Segundo a Reuters, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara anterior do Congresso, mas não conseguiu o apoio do Senado.
Na lei, Rodriguez afirma que as embarcações ou aviões devem passar o mais rápido possível e não podem desviar mais de 25 milhas náuticas das rotas designadas, ou se envolver em pesca ou extração de recursos durante a passagem.
Um helicóptero Boeing CH-47F Chinook da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA transporta um veículo militar durante um exercício de demonstração na Base Aérea Mihail Kogalniceanu perto de Constanta, Romênia, 30 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Filipinas estão negociando compra de helicópteros com EUA após desistirem de acordo com Rússia
Também proíbe a atividade de pesquisa nas áreas, a menos que seja aprovada pelo governo filipino, de acordo com o South Morning China Post.
Ao mesmo tempo, o projeto prevê penas de prisão de até dois anos ou multa de mais de US$ 1 milhão (R$ 5,33 milhões) ou ambas para o capitão, proprietários ou operadores de embarcações ou aviões que violarem as regras.
O presidente Ferdinand Marcos Jr, que começou seu governo em maior deste ano, disse estar buscando fortes laços com o gigante asiático, mas foi claro ao prometer defender o território soberano e enfrentar qualquer iniciativa chinesa no mar do Sul da China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала