- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Senadores protocolam pedido de CPI para investigar assédio eleitoral

© FolhapressVisão geral do plenário do Senado Federal. Brasília (DF), 18 de outubro de 2022
Visão geral do plenário do Senado Federal. Brasília (DF), 18 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2022
Nos siga no
Segundo o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), que liderou a coleta de assinaturas de apoio para a CPI, objetivo é investigar denúncias de assédio eleitoral por parte de empresários e prefeitos.
Senadores protocolaram, na noite desta terça-feira (25), um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de assédio eleitoral cometido por empresários e prefeitos.
O empenho para a criação da CPI foi liderado pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG), que reuniu 28 assinaturas de apoio ao pedido de CPI, uma a mais do que o necessário, e apresentou o requerimento ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Ao apresentar o requerimento, o senador argumentou que o objetivo da CPI é apurar denúncias de assédio eleitoral por parte de "empresários, gerentes de empresas e até mesmo de prefeitos municipais que ameaçam trabalhadores e trabalhadoras, exigindo ou induzindo a que votem no presidente Jair Bolsonaro, ou ainda oferecendo prêmios ou recompensas para quem assim o fizer". Silveira destacou que o assédio eleitoral é um crime previsto no Código Eleitoral.
Rodrigo Pacheco no Plenário do Senado, 3 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Notícias do Brasil
Pacheco decide abrir caminho para CPI do MEC, mas comissão só será instalada após eleições
"Empresários, gerentes de empresas, agentes públicos e até mesmo governadores vêm, de forma inadequada, ameaçando e chantageando trabalhadores a votar em determinado candidato à presidência da República", disse o senador, segundo noticiou a Agência Senado.
O senador destacou um caso denunciado no último sábado (22), ocorrido em Betim (MG), onde funcionários de um frigorífico foram obrigados a vestir camisas com o slogan de campanha e o número do partido de Jair Bolsonaro (PL). Os trabalhadores também foram obrigados a participar de um comício em prol de Bolsonaro realizado nas dependências da empresa no horário de almoço.
Ao receber o requerimento, Pacheco afirmou que vai adotar o "rito de praxe" em relação ao andamento de CPIs. Ele também disse que vai aguardar o parecer da Advocacia do Senado. Porém, ele enfatizou que o Senado somente analisará pedidos de abertura de CPIs após a votação do segundo turno das eleições, no próximo dia 30.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала