- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Pintou um clima': André Mendonça rejeita investigação contra Bolsonaro por declaração polêmica

© Foto / Nelson Jr./SCO/STFAndré Mendonça durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). Brasília (DF), 23 de março de 2022
André Mendonça durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). Brasília (DF), 23 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2022
Nos siga no
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu rejeitar, nesta terça-feira (25), cinco pedidos de abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) em razão de declaração polêmica sobre meninas venezuelanas em entrevista recente.
O ministro — que foi indicado à Corte pelo atual presidente — afirmou na decisão que as petições não possuíam "conteúdo penalmente relevante" e deveriam ter sido encaminhadas primeiramente à Procuradoria-Geral da República.
Durante entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro, Bolsonaro comentou sobre uma visita a refugiadas venezuelanas, em 2021. O presidente disse que encontrou meninas de 14 e 15 anos que, segundo ele, estariam se arrumando para se prostituir e "pintou um clima" com elas.
Essa declaração foi interpretada como pedofilia nas redes sociais e virou objeto de ataques da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao adversário na corrida eleitoral de 2022. Após a repercussão negativa, o presidente gravou um vídeo para se desculpar e dizer que as meninas não se prostituíam. A campanha do mandatário tentou fazer um gravação de manifestação de apoio das jovens, mas elas não aceitaram.
As ações pediam investigação do presidente por prevaricação, deixar de prestar assistência a criança abandonada ou extraviada, difamação, estupro de vulnerável, indução à exploração sexual, xenofobia, fake news, entre outros temas.
As notícias-crime foram apresentadas pela deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL-SP), pelos deputados federais Elias Vaz (PSB-GO) e Reginaldo Lopes (PT-MG), pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelos juristas do Grupo Prerrogativas.
Mendonça rejeitou todas elas e criticou uma suposta instrumentalização do Poder Judiciário pelas disputas político-partidárias ou ideológicas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала