- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo: exigimos a Kiev e Ocidente que parem de levar o mundo a catástrofe nuclear

© Sputnik / Natalia SeliverstovaEspiral do prédio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia em Moscou, Rússia, foto publicada em 18 de agosto de 2022
Espiral do prédio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia em Moscou, Rússia, foto publicada em 18 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2022
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia instou os países ocidentais a levarem a sério a possibilidade de Kiev lançar uma "bomba suja" para acusar Moscou.
A Rússia exige a Kiev e seus patrocinadores ocidentais que tomem ações para evitar que o mundo caia em uma catástrofe nuclear, instou na segunda-feira (24) Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo.
"Exigimos às autoridades de Kiev e aos patrocinadores ocidentais que a controlam que parem de tomar ações que levam o mundo a um desastre nuclear e ameaçam a vida de civis inocentes. É imprudente ignorar as advertências russas sobre esta questão", disse ela.
Zakharova também sugeriu que os países ocidentais não testem o limiar das linhas vermelhas russas.
"Não excluímos a assistência nesta tarefa de alguns países ocidentais, que, segundo os dados que recebemos, estão negociando o fornecimento à Ucrânia de componentes para uma 'bomba suja' [...] É perigoso escalar a questão. O Ocidente não deve medir a largura da linha vermelha", apontou.
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, afirmou também não levar a sério as declarações dos países ocidentais de que Kiev não quer construir uma "bomba suja", e que Moscou é quem a planeja usar.
Combustível nuclear irradiado (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2022
Panorama internacional
Lavrov: dados sobre preparação de 'bomba suja' por Kiev foram verificados, não é acusação infundada
"Alguns de nossos interlocutores se ofereceram para discutir as informações que temos a nível profissional, militar. Esta é uma abordagem que apoiamos", referiu o ministro.
Igor Kirillov, chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas, disse que o Ministério da Defesa da Rússia tinha informações sobre os planos de Kiev de usar uma "bomba suja" e culpar Moscou pelo ato.
A bomba suja é um recipiente com isótopos radioativos e uma carga explosiva, que, se detonada, contamina largos territórios com a disseminação da radiação. Segundo uma apresentação do Ministério da Defesa russo, se a Ucrânia detonar uma "bomba suja", os isótopos radioativos serão dispersos na atmosfera a até 1.500 quilômetros de distância, e poderão cobrir a Polônia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала