- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Caixa congela por 24 horas liberação de consignado do Auxílio Brasil

© Folhapress / Luis Lima Jr /FotoarenaPrograma social Auxilio Brasil (foto de arquivo).
Programa social Auxilio Brasil (foto de arquivo). - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2022
Nos siga no
Medida se dá em resposta à orientação do TCU, que mais cedo pediu a suspensão dos empréstimos, por 24h, até que a Caixa apresente procedimentos adotados para a concessão.
A Caixa Econômica Federal anunciou, na noite desta segunda-feira (24), que vai congelar por 24h a liberação de empréstimos consignados com base no Auxílio Brasil. Com o anúncio, a Caixa acata a orientação dada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na tarde desta segunda-feira.
Mais cedo, o TCU solicitou a suspensão do empréstimo consignado, dando à Caixa um prazo de 24h para que apresente explicações sobre os procedimentos adotados para a concessão do empréstimo aos beneficiários do Auxílio Brasil. O pedido foi assinado pelo ministro Aroldo Cedraz, do TCU.
Empresas especializadas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, já oferecem empréstimos para beneficiários do Auxílio Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2022
Notícias do Brasil
Consignado no Auxílio Brasil é um paliativo ineficaz que estimula endividamento, dizem especialistas
"Ressalto a urgência dessa análise, pois o volume de empréstimos já concedidos e a velocidade de sua liberação aponta para elevadíssimo risco e, certamente, não poderá essa Corte aguardar cinco dias úteis para que lhe seja encaminhada documentação que já se espera existir", disse Cedraz, segundo noticiou a CNN Brasil.
O pedido do ministro foi feito no âmbito do processo aberto a pedido do Ministério Público de Contas, que solicitou ao TCU a análise dos procedimentos adotados pela Caixa para a concessão do empréstimo consignado.
No pedido de abertura do processo, o subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, apontou para a suspeita de utilização da concessão do empréstimo "com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала