- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido garante à Rússia que Ucrânia não vai escalar o conflito, Kiev nega ter 'bomba suja'

© AFP 2023 / KENZO TRIBOUILLARDO secretário de Estado da Defesa da Grã-Bretanha, Ben Wallace, posa para uma foto de família no segundo dia de uma reunião dos Ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na sede da aliança em Bruxelas, 13 de outubro de 2022
O secretário de Estado da Defesa da Grã-Bretanha, Ben Wallace, posa para uma foto de família no segundo dia de uma reunião dos Ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na sede da aliança em Bruxelas, 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2022
Nos siga no
O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, garantiu ao ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em um telefonema neste domingo (23), que a Ucrânia não escalaria o conflito.
"O ministro Shoigu alegou que a Ucrânia estava planejando ações facilitadas por países ocidentais, incluindo o Reino Unido, para escalar o conflito na Ucrânia. O secretário de Defesa refutou essas alegações e alertou que tais alegações não devem ser usadas como pretexto para uma maior escalada", disse o Ministério da Defesa do Reino Unido em comunicado.
Wallace reiterou o apoio do Reino Unido à Ucrânia e seu "desejo de desescalada desse conflito".
"Cabe à Ucrânia e à Rússia buscar uma solução para a guerra e o Reino Unido está pronto para ajudar", disse o comunicado.

Kiev nega ter 'bombas sujas'

A Ucrânia não tem planos de adquirir explosivos nucleares de baixa intensidade conhecidos como "bombas sujas" e continua comprometida com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, neste domingo (23).
Símbolo de radioatividade na Exposição Nuclear Mundial, França, 26 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2022
Operação militar especial russa
Regime de Kiev prepara provocação com 'bomba suja' na Ucrânia, segundo relatos
Fontes em vários países, incluindo a Ucrânia, disseram que Kiev estava planejando uma operação de bandeira falsa — aquela em que o autor da agressão se veste como o inimigo para criar a impressão de que o inimigo cometeu uma atrocidade — com uma "bomba suja" para incriminar a Rússia.
De acordo com as fontes, a trama já haveria sido iniciada por seus supervisores ocidentais. Duas instalações ucranianas, a Centro Oriental de Processamento de Minerais em Dnepropetrovsk e o Instituto de Pesquisa Nuclear em Kiev, teriam sido instruídas a montar a bomba suja — ou dispositivo de dispersão radiológica, uma combinação de explosivos e pó ou pastilhas radioativas — e seu trabalho estaria agora em fase final. O objetivo final seria desencadear uma campanha internacional contra a Rússia e questionar seu assento no Conselho de Segurança da ONU.
"A Ucrânia é um membro comprometido do TNP: não temos nenhuma 'bomba suja', nem planejamos adquirir nenhuma", disse Kuleba no Twitter.
No início deste domingo, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, discutiu o conflito na Ucrânia em conversas telefônicas separadas com seus colegas franceses, turcos, britânicos e norte-americanos. O ministro russo expressou sua preocupação com o possível uso de uma bomba suja pela Ucrânia.
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2022
Panorama internacional
Shoigu alerta para perigo de provocação nuclear pelo regime de Kiev

Comunicação contínua

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em um telefonema com o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, reafirmou a importância da comunicação contínua entre os dois países em meio ao conflito em curso na Ucrânia.
"O secretário Austin rejeitou qualquer pretexto para a escalada russa e reafirmou o valor da comunicação contínua em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia", disse o departamento em um comunicado à imprensa.
O Pentágono especificou que o telefonema foi de iniciativa da Rússia como continuação da conversa entre as autoridades na última sexta-feira (21).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала