- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Inspetores de tortura da ONU interrompem visita à Austrália após negado acesso a prisões

© AP Photo / Mal Fairclough/AAP ImagePolícia de Melbourne, Austrália
Polícia de Melbourne, Austrália  - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2022
Nos siga no
O Subcomitê das Nações Unidas para a Prevenção da Tortura (SPT, na sigla em inglês) disse no domingo (23) que teve que interromper sua missão na Austrália depois de ter negado o acesso a várias instalações de detenção e outras obstruções à sua operação.
De acordo com um comunicado do órgão da ONU, "a delegação do SPT foi impedida de visitar vários locais onde as pessoas estão detidas".
Além disso, o relatório informa que os auditores tiveram dificuldades em realizar uma visita completa em outros locais, e não receberam "todas as informações e documentos relevantes que havia solicitado".
Diante desses obstáculos, a delegação de quatro membros decidiu suspender sua missão de 12 dias, que começou em 16 de outubro e deveria terminar em 27 de outubro.
A chefe da delegação, Aisha Shujune Muhammad, criticou a Austrália por tais obstruções, chamando-a de "uma clara violação" das obrigações do Protocolo Opcional à Convenção contra a Tortura (OPCAT, na sigla em inglês).
"Os Estados têm a obrigação de receber o SPT em seu território e permitir que ele exerça seu mandato integralmente", disse o funcionário da ONU.
Até agora, 91 estados ratificaram o OPCAT. O SPT tem permissão para visitar todos os países que assinaram o protocolo para realizar avaliações sem aviso prévio e sem impedimentos de locais onde pessoas estão detidas.
Fumio Kishida e Anthony Albanese, primeiros-ministros do Japão e da Austrália, respetivamente, apertam as mãos durante cerimônia de assinatura de acordos bilaterais e uma declaração conjunta em Perth, Austrália, 22 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2022
Panorama internacional
Japão e Austrália firmam novo acordo de cooperação militar de 'alinhamento estratégico'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала