- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PF lança operação para investigar uso de CACs e clubes de tiro para comércio ilegal de armas (FOTO)

© Folhapress / José LucenaPolícia Federal deflagrou, em conjunto com o GAECO/MPF e a Receita Federal, a Operação Kryptos, 25 de agosto de 2021
Polícia Federal deflagrou, em conjunto com o GAECO/MPF e a Receita Federal, a Operação Kryptos, 25 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2022
Nos siga no
Nesta sexta-feira (21), em ações realizadas no estado de São Paulo, Alagoas e Pernambuco, a Polícia Federal lançou uma operação para investigar casos de falsidade ideológica para comércio e porte ilegal de armas.
De acordo com a PF, os investigados – os quais não tiveram seus nomes divulgados – fraudavam o registro de Colecionador, Atirador desportivo e Caçador (CAC) para aquisição de armas que, depois, eram vendidas. O grupo ainda usava perfis na rede social para divulgar a venda e fazer conteúdos que incitavam o uso de armas.
Em Maceió, especificamente, a ação ocorre em um clube de tiros localizado no bairro da Serraria. O local é regular, entretanto, agentes usaram marretas para quebrar as paredes do clube, relata o G1.
Para operação, foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva, 37 mandados de busca e apreensão, 11 ordens de suspensão das atividades de natureza econômica de pessoas jurídicas, sequestro de bens adquiridos a partir de 2019 e bloqueio de valores. A Justiça ainda determinou o bloqueio de 14 páginas, entre perfis e canais de disseminação do conteúdo ilegal.
O presidente Jair Bolsonaro participa de manifestação fazendo armas com a mão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2022
Notícias do Brasil
Exército admite que precariedade em sistema não permite saber dados sobre armas em posse dos CACs
A corporação classificou a articulação do grupo como uma organização criminosa dedicada à produção de documentos falsos para "viabilizar e dar aparência de legalidade tanto ao comércio, quanto ao porte ilegal de armas de fogo".
A suspeita é de que eles fraudavam documentos da Polícia Federal e Exército para a emissão de registro CAC para ter acesso às armas que, depois, eram vendidas.
Para o comércio, eles usavam pessoas jurídicas para produzir entrevistas, vídeos e outros conteúdos e difundir em nome delas pela internet, publicidades ilegais para a venda, estimulando o uso indiscriminado de armas de fogo e incitando a prática de crimes, escreve o G1.
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), acompanhado de deputados favoráveis a projetos de flexibilização do controle de armas, durante assinatura de decreto presidencial que flexibiliza regras para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs), em Brasília, em 7 de maio de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2022
Notícias do Brasil
Brasil armado: às vésperas das eleições, especialistas avaliam efeitos do aumento dos CACs no país
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo e as penas somadas podem alcançar 30 anos de reclusão e multa.
A operação é feita a pedido da Justiça de Caruaru, em Pernambuco, após representação da Polícia Federal e Ministério Público Federal.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала