- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Centrão critica Guedes por dar declarações que beneficiam Lula na reta final para o 2º turno

© Foto / Isac Nóbrega / Palácio do PlanaltoO ministro da Economia Paulo Guedes
O ministro da Economia Paulo Guedes - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2022
Nos siga no
Ministros e líderes do Centrão acreditam que o ministro "sempre que fala, acaba mais prejudicando a campanha do que ajudando".
Faltando uma semana para as eleições do segundo turno, o ambiente fica tenso entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e políticos do Centrão que acreditam que as últimas declarações feitas por Guedes em relação à salário mínimo e aposentadoria, enfraquece o governo e dá munição para fortalecer a campanha do ex-presidente Lula.

Um auxiliar do presidente, Jair Bolsonaro, citado pela mídia, disse que "tem vezes que ele [Paulo Guedes] tenta ajudar, mas acaba se atrapalhando e dá munição para o PT, como na questão do salário mínimo. Já um ministro teria dito "Bolsonaro deveria proibir o PG [como Paulo Guedes é citado dentro do governo] de falar até o final da eleição, ele só cria confusão", relata o blog de Valdo Cruz no G1.

Nos bastidores do comitê e do Palácio do Planalto, a avaliação foi que a equipe de Guedes "errou politicamente" ao trazer de volta para o debate uma proposta que já desgastou o governo no passado.
Ontem (20), o chefe da economia disse que o salário mínimo e a aposentadoria seriam corrigidos de acordo com a inflação. Logo depois de ser publicada a informação da proposta, o ministro tentou corrigir o estrago, disse que o mínimo continuará sendo reajustado, mas admitiu que a proposta está em estudo.
Fachada do Ministério da Economia, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2022
Notícias do Brasil
Ministério da Economia nega plano para alterar reajuste do salário mínimo
O presidente, Jair Bolsonaro, ao ser questionado sobre o plano de Paulo Guedes, disse que era uma fake news a forma como a oposição está tratando o tema e garantiu que o salário mínimo continuará sendo reajustado, mas também admitiu que a ideia está em discussão. Bolsonaro também afirmou que não é verdade que não haverá aumento, mas que o reajuste ficará "indefinido", o que foi visto por sua equipe como um erro do presidente.
Desde a divulgação da proposta e os comentários de Guedes e Bolsonaro sobre o tema, a equipe de Lula, liderada pelo deputado André Janones (Avante-MG), passou a explorar o assunto nas redes sociais.
Geraldo Alckmin (PSB) é oficializado como vice-presidente na chapa de Lula (PT) para as eleições de 2022 (foto de arquivo). - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2022
Eleições 2022
Bolsonaro pede bloqueio das redes de Janones e cassação da chapa Lula-Alckmin
Janones passou a divulgar que o salário mínimo e as aposentadorias, se Bolsonaro for reeleito, vão parar de ter reajuste, e hoje (21), vai fazer uma transmissão ao vivo com Lula para falar do assunto.
Vale lembrar que no governo do petista, o salário mínimo sempre teve aumento real, acima da inflação, enquanto no governo Bolsonaro o mínimo passou a ser reajustado apenas pela inflação do ano anterior.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала