- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe de Segurança Nacional da Ucrânia pede abolição da língua russa no país

© AP Photo / Efrem LukatskyO chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Aleksei Danilov, em entrevista à Associated Press, em Kiev, em 22 de abril de 2022
O chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Aleksei Danilov, em entrevista à Associated Press, em Kiev, em 22 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2022
Nos siga no
O chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Aleksei Danilov, disse nesta sexta-feira (21) que a língua russa deve ser completamente abolida na Ucrânia.
Segundo Danilov, a língua russa representaria uma ameaça para o regime ucraniano.

"A língua russa em geral deve desaparecer de nosso território como elemento de propaganda hostil e lavagem cerebral de nossa população", disse Danilov em entrevista a um programa de TV.

Danilov afirmou que a "narrativa" sobre a necessidade de se alcançar um entendimento mútuo com os ucranianos de língua russa é altamente perigosa para o Estado. Ao mesmo tempo, o funcionário pediu o estudo obrigatório de inglês no país, além da língua ucraniana.

"Plantar essas narrativas russas aqui é uma coisa muito, muito perigosa. Presumivelmente temos que entender uns aos outros, quem são eles, o que são. Veja, não precisamos de nada deles. Deixe-os se livrar de nós, deixe-os ir para seus pântanos e coaxar em sua língua russa", disse Danilov.

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de conferência sobre relações internacionais, em Moscou, na Rússia, em 14 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2022
Panorama internacional
Lavrov: situação da russofobia ocidental sem precedentes durará muito tempo
O funcionário do regime de Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, ainda reclamou do grande número de especialistas ucranianos que usam o idioma russo na televisão. O apresentador do programa, então, sugeriu a criação de uma lista de figuras públicas ucranianas que falam russo.
Com base no censo de 2001, mais de 14,3 milhões de ucranianos, ou quase 30% da população do país, tinham o russo como língua nativa. Desde o golpe Maidan, em 2014, Kiev adotou uma série de políticas destinadas a regular e limitar o uso da língua russa na TV e em locais públicos, inclusive nos setores de educação e serviços.
A discriminação contra a população de língua russa levou a uma guerra civil na Ucrânia, que resultou na declaração de independência das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) — que apelaram à Rússia por ajuda para se defender contra a agressão ucraniana, no fim de fevereiro.
Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, disse na última sexta-feira (14) que a abolição da língua ucraniana na Rússia é ilegal, uma vez que é uma das línguas estatais na Crimeia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала