- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo iraniano diz que Mossad, de Israel, matou 6 oficiais por ligações com o Irã

© AP Photo / Dan BaliltyBeit Hatfutsot, o Museu do Povo Judeu, em Tel Aviv, Israel (foto de arquivo)
Beit Hatfutsot, o Museu do Povo Judeu, em Tel Aviv, Israel (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2022
Nos siga no
Segundo a imprensa iraniana, o Mossad, a agência de inteligência de Israel, eliminou pelo menos seis oficiais de alto escalão depois que o Ministério de Inteligência iraniano frustrou um ato de sabotagem em um centro industrial na cidade central de Isfahan.
As forças do Ministério de Inteligência iraniano interceptaram uma operação de sabotagem que o Mossad estava planejando em um centro industrial em Isfahan, prendendo todos os elementos operacionais envolvidos na trama.
Depois disso, o Mossad demitiu o chefe da operação, e executou ao menos seis oficiais seniores que trabalhavam na operação. Eles foram acusados de ligações com as forças de inteligência iranianas, escreve o portal iraniano Tasnim.
Tomer Eikes, Ayalon Shapira, Sharon Small, Shaili Westland, Ofek Aharon e Itamar Elhara foram os seis oficiais graduados que foram mortos pelo Mossad durante um processo de interrogatório.
Presidente libanês Michel Aoun, à esquerda, recebe a minuta final do acordo de fronteira marítima entre o Líbano e Israel do vice do primeiro-ministro libanês Elias Bou Saab e que lidera as negociações libanesas, em Beirute, Líbano, 11 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2022
Panorama internacional
Israel e Líbano chegam a acordo histórico e resolvem longa disputa de fronteira marítima
Israel afirma que Sharon Small e Shaili Westland tiveram um derrame (depois de uma queda), e Ofek Aharon e Itamar Elharar foram mortos a tiros em um confronto.
De acordo com a imprensa iraniana, o Mossad considerou a exposição do ato de sabotagem como uma "grande derrota e escândalo". Por isso, "foi forçado a eliminar todos os oficiais para corrigir a violação de segurança".
A publicação também apontou para o papel de liderança do Mossad nos recentes distúrbios no Irã.

"O Mossad tem responsabilidade direta em meio aos recentes distúrbios (no Irã) e acha que pode prosseguir suas atividades de sabotagem por meio de várias operações de invasão e em cooperação com o serviços regionais (espionagem)", conclui a nota.


Tropas israelenses patrulham o setor ocupado por Israel nas Colinas de Golã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Panorama internacional
Israel coloca FDI em alerta no norte do país após tensão com Líbano elevar por acordo marítimo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала