- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Argentina pede ao Catar que detenha alto funcionário do Irã acusado de ataque a centro judaico

© Sputnik / Pavel BednyakovUm funcionário levanta a bandeira da Argentina durante a preparação para a cúpula do G20 em Roma, Itália (foto de arquivo)
Um funcionário levanta a bandeira da Argentina durante a preparação para a cúpula do G20 em Roma, Itália (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2022
Nos siga no
O Departamento de Justiça da Argentina pediu ao Catar que prenda uma importante autoridade iraniana por sua suposta participação em um ataque em 1994 a um centro comunitário judaico em Buenos Aires que matou 85 pessoas.
Nesta segunda-feira (17), o juiz federal, Daniel Rafecas, pediu a detenção do vice-presidente para Assuntos Econômicos do Irã, Mohsen Rezaei Mirghaed, que está atualmente no país do Oriente Médio, para que possa ser julgado em solo argentino, segundo a Reuters.
"A acusação feita contra ele decorre de sua comprovada participação na reunião em que foi decidida a realização do ataque à sede da AMIA", disse Rafecas em ofício solicitando a detenção citado pela mídia.
As investigações sobre o ataque de 1994, no qual um caminhão carregado de explosivos explodiu do lado de fora do prédio da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA, na sigla em espanhol), progrediram pouco.
Avião Boeing 747 de propriedade venezuelana, operado pela empresa estatal Emtrasur, na pista após pousar no aeroporto Ambrosio Taravella, em Córdoba, Argentina, em 6 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2022
Panorama internacional
Argentina libera tripulantes venezuelanos e iranianos de avião sancionado pelos EUA
Os tribunais argentinos culparam o Irã pelo ataque. Mas ninguém foi levado a julgamento nesse caso ou no atentado mortal de 1992 contra a embaixada israelense em Buenos Aires. Teerã nega ter desempenhado um papel em qualquer um dos ataques.
Atualmente, Buenos Aires não tem um tratado de extradição com Doha.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала