- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Área devastada na Amazônia neste ano corresponde a 8 vezes a cidade do Rio

© Wilson dias/Agência Brasil/Fotos PúblicasDesmatamento voltou a crescer na Amazônia nos dois últimos anos
Desmatamento voltou a crescer na Amazônia nos dois últimos anos - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2022
Nos siga no
Estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostra que, de janeiro a setembro, região sofreu a maior devastação em 15 anos.
De janeiro a setembro, a Amazônia sofreu a maior devastação em 15 anos, segundo dados do Imazon.
Neste período, a área de floresta derrubada atingiu 9.069 km², o que corresponde a quase oito vezes a cidade do Rio de Janeiro. Foi a maior devastação em 15 anos, desde que o Imazon implantou seu Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) para a Amazônia Legal, em 2008.
Em setembro, apenas dois estados concentraram 96% da área degradada na Amazônia: Mato Grosso, com 3.865 km² afetados (74%), e Pará, com 1.127 km² (22%).
Segundo o instituto, foi a quinta vez consecutiva que a derrubada atingiu o pior patamar dos últimos 15 anos entre janeiro e setembro. Durante uma década, de 2008 a 2017, o desmate acumulado no período se manteve abaixo dos 3.500 km².
Vista aérea da aldeia Rapkô, dos índios Xikrins, na Terra Indígena Trincheira Bacajá, em São Félix do Xingu, no Pará (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2022
Notícias do Brasil
Amazônia é foco de interesse e de atuação da política externa dos EUA, afirma analista
Além do desmatamento, que é a retirada total da vegetação, a degradação florestal causada pelas queimadas e pela extração de madeira aumentou 359% na Amazônia.
A área afetada por esse dano ambiental passou de 1.137 km² em setembro de 2021 para 5.214 km² no mesmo mês deste ano. Ou seja: um crescimento de quase cinco vezes. Além disso, esse foi o sexto mês consecutivo em que a degradação aumentou.
É importante ressaltar que, além do governo federal, os estados têm grande responsabilidade no combate ao desmatamento.
Além da legislação permitir que os órgãos estaduais também autuem responsáveis por crimes ambientais em áreas federais, os governos dos estados podem cancelar os Cadastros Ambientais Rurais (CARs) sobrepostos a áreas protegidas tanto sob jurisdição própria quanto da União.
Brasil bandeira - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2022
Panorama internacional
Rússia, China e Irã não questionam soberania do Brasil na Amazônia, países da OTAN sim, diz militar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала