OTAN começa exercícios nucleares em meio a tensões com a Rússia

© AFP 2023 / Chandan KhannaDa esquerda à direita, bombardeiros estratégicos B-1B Lancer, B-2 Spirit e B-52H Stratofortress dos EUA, voando sobre o Estádio Raymond James em Tampa, Flórida, EUA, 7 de fevereiro de 2021
Da esquerda à direita, bombardeiros estratégicos B-1B Lancer, B-2 Spirit e B-52H Stratofortress dos EUA, voando sobre o Estádio Raymond James em Tampa, Flórida, EUA, 7 de fevereiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2022
Nos siga no
A Aliança Atlântica iniciou manobras nucleares no mar do Norte e em torno dele, das quais participam forças de 14 Estados-membros e até 60 aeronaves.
A OTAN começou nesta segunda-feira (17) o exercício de "dissuasão nuclear" Steadfast Noon, noticiou a emissora belga RTBF.
A Aliança Atlântica sublinhou que não serão usadas armas reais durante os exercícios, com a RTBF detalhando que nenhuma das aeronaves das forças aéreas da OTAN que participarão do exercício estará a menos de 1.000 quilômetros do território russo.
O centro do exercício será a Base Klein Brogel da Força Aérea Real da Bélgica na província de Limburg, onde, segundo consta, estariam implantadas ogivas nucleares dos EUA. No entanto, as autoridades não confirmaram essa informação.
As manobras serão realizadas com a participação de 14 aliados e de até 60 aeronaves, incluindo caças de quinta geração. Elas acontecerão no noroeste da Europa, no espaço aéreo da Bélgica e do Reino Unido, e sobre o mar do Norte, disse a OTAN.
Jens Stoltenberg, secretário-geral do bloco militar, sublinhou que os exercícios são anuais e não estão relacionados com a crise atual em torno da Ucrânia.
"Eles servem para garantir que as capacidades nucleares da OTAN permaneçam seguras, protegidas e eficazes", disse ele.
Enquanto isso, a Coalizão Belga Contra as Armas Nucleares exigiu que as autoridades cancelassem o exercício devido à tensa situação internacional.
"Em um momento de altas tensões nucleares com a Rússia, é irresponsável conduzir tais exercícios", argumentou a organização em uma declaração.
A organização acredita que tais exercícios em território belga tornam o país um alvo potencial no caso de um conflito nuclear, especialmente devido a Bruxelas ser a sede da OTAN e das principais instituições da União Europeia.
As manobras durarão até 30 de outubro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала