- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.
Apoiador vestido com as cores da bandeira do Brasil passa em frente a toalhas à venda com os rostos dos candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Brasília, 23 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil

Lula e Bolsonaro participam de 1º debate presidencial do 2º turno; siga em tempo real

Nos siga no
Neste domingo (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), participam do primeiro debate presidencial desde o início da campanha eleitoral de segundo turno, realizado pela emissora Band, em São Paulo. A Sputnik Brasil está no local e atualiza as principais informações sobre o evento AO VIVO.
A duas semanas do segundo turno, os dois candidatos se enfrentam em um debate de ideias rodeado de tensões em meio a uma campanha cada vez mais acirrada. A pesquisa eleitoral mais recente divulgada pelo Instituto Datafolha mostra Lula liderando a corrida eleitoral com 49% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro tem 44%. Em termos de votos válidos, Lula tem 53%, enquanto Bolsonaro soma 47%.

Na votação do primeiro turno, realizada em 2 de outubro, Lula alcançou 48,4% (cerca de 57,2 milhões de votos), ao passo que Bolsonaro teve 43,2% (cerca de 51 milhões de votos). O segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.
Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
21:53 16.10.2022
Considerações finais
Jair Bolsonaro: "Quero um país livre, um país com liberdade de expressão. Não queremos a ideologia de gênero. O lado de lá (Lula) quer liberar as drogas. Nós não queremos liberar as drogas. Respeitamos a vida desde a sua concepção. Não ao aborto. Sim à propriedade privada. Respeito ao homem do campo. Pelo direito à legítima defesa. Queremos esse país e não o do retrocesso, e desrespeito à religião".
Lula: "O meu adversário é o cara que tem a maior cara de pau para contar inverdades aqui. Quem aprovou a lei de liberdade religiosa foi eu, quem defende a Democracia sou eu. Ele é um pequeno ditadorzinho que quer ocupar a Suprema Corte. Vou dar prioridade ao povo brasileiro porque tem 33 milhões de pessoas passando fome. Quando eu falo do churrasco é porque vamos voltar a consertar esse país e voltar a comer picanha e tomar cerveja. Ele fica doido porque só ele acha que pode, mas nós vamos retomar isso"
21:45 16.10.2022
Nicarágua e Daniel Ortega
Bolsonaro e questiona Lula sobre uma suposta amizade de Lula com Daniel Ortega (presidente da Nicarágua): "É seu amigo?".
Lula rebate dizendo "se Daniel Ortega está errando, que o povo puna. Se Maduro está errando, que o povo puna".
21:43 16.10.2022
Lula enfatiza desmatamento e Bolsonaro responde com 'controle da mídia'
O candidato do PL, Jair Bolsonaro, rebate questionamentos de Lula sobre aumento no desmatamento. Ele defende que sua gestão protegeu mais a Amazônia do que o governo petista. Lula retruca e diz que vai impedir o garimpo ilegal.
Além disso, Lula propõe que indígenas indiquem um ministro da sua gestão. Na tréplica, Bolsonaro ironiza. "Quanto mais ministérios melhor, né?".
Em seguida, Bolsonaro diz que Lula vai tentar controlar a mídia. "Você quer ou não regular a mídia?", questiona o atual presidente.
21:42 16.10.2022
Rodrigo Maia diz que Bolsonaro é um dos pais do Orçamento Secreto
Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia publicou um vídeo nas redes sociais em que apresenta um documento sobre a criação das emendas RP-9, ou emendas do relator, que estão no centro do escândalo do Orçamento Secreto.
Conforme o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse no debate da Rede Bandeirantes, ele realmente vetou a medida em um primeiro momento, mas enviou uma nova proposta ao Legislativo, com a assinatura do então ministro da Secretaria de Governo Luiz Eduardo Ramos, que foi aprovada pelo Congresso.
21:33 16.10.2022
Bolsonaro pergunta para Lula se ele já escolheu o ministro da Economia ou se ainda está 'barganhando com os partidos'
21:33 16.10.2022
Lula questiona Bolsonaro sobre sigilos
Lula disse que Bolsonaro coloca tudo "sob sigilo" e ressaltou que, se eleito, vai colocar transparência sobre os sigilos do adversário para que o povo brasileiro tome ciência das ações tomadas por Bolsonaro.
O candidato à reeleição não respondeu o questionamento sobre os sigilos e continuou falando sobre corrupção na Petrobras. Lula admitiu que houve corrupção na estatal porque há pessoas que confessaram os crimes, mas ressaltou que para combater os atos ilícitos "não precisava quebrar a Petrobras".
21:30 16.10.2022
Bolsonaro diz que Lula enterrou R$ 90 bilhões com obras de três refinarias que nunca foram concluídas
"Dinheiro que você enfiou no ralo e dividiu com seus amigos", afirmou.
21:29 16.10.2022
Lula afirma que Bolsonaro era seu 'puxa-saco'
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que soube que os discursos de Bolsonaro enquanto era deputado federal falavam bem do seu governo. O petista afirmou que Bolsonaro era um "puxa-saco meu que não tinha precedente na história".
"Sabe o que eu fiquei sabendo agora? Que todo discurso seu no Congresso Nacional era falando bem de mim enquanto você era deputado e eu era presidente. Me ligaram e me disseram que você era um puxa-saco meu que não tinha precedente na história", disse.
21:27 16.10.2022
Lula responde insinuações sobre segurança pública
21:26 16.10.2022
Agora, novamente os candidatos terão um banco de 15min para administrarem e debaterem
Bolsonaro resgata denúncias da Lava-Jato e ataca o adversário com denúncias que ocorreram durante a gestão petista. Ele disse que o petrolão foi "o maior esquema de corrupção da história da humanidade", que provocou o "endividamento" da Petrobras.
Em sua resposta, Lula disse que foi responsável por fazer a capitalização de R$ 70 bilhões da Petrobrás e transformou a estatal "na segunda maior empresa de energia do mundo", o que tornou o Brasil um país "autossuficiente".
O petista disse que prenderam quem roubou a Petrobras porque houve investigação nos governos do PT, sem sigilos nas ações do governo
21:16 16.10.2022
Começa o 3º bloco - A pergunta inicial é sobre Educação: 'O que de concreto farão para recuperar essa defasagem educacional provocada pela pandemia?'
Em sua resposta, Lula disse que, se eleito, fará uma reunião com todos os governadores e os prefeitos das capitais para "iniciar uma discussão de como recuperar os alunos que estão com ensino atrasado".
O petista apontou que há 2 milhões de crianças com o ensino atrasado e afirmou ser preciso reverter esse dado. "Vamos ter que fazer um mutirão, convidar professores para que essa meninada possa aprender aquilo que deixaram de aprender na pandemia", falou, ressaltando que os pobres são os mais prejudicados.
Bolsonaro disse que já está sendo feito um bom trabalho. "Nós já estamos fazendo. O nosso MEC tem um app que está há um ano em vigor, e que a garotada está fazendo a alfabetização. O seu Paulo Freire não deu certo. Tu nunca se preocupou em educar ninguém no Brasil".
21:11 16.10.2022
Começa o terceiro bloco do debate
21:08 16.10.2022
A última pergunta foi sobre governabilidade: 'Quem for eleito, terá que se relacionar com o Congresso. Como farão esse relacionamento sem comprar os parlamentares?'
Bolsonaro nega que tenha relação com o Orçamento Secreto. "Eu não tenho nada a ver com o Orçamento Secreto". Bolsonaro negou ter comprado o apoio de deputados e senadores com o uso de verbas do orçamento secreto. Jair afirmou não ter "nada a ver com esse orçamento secreto" e que "não faria isso".
Lula destacou que um presidente da República, quando eleito, deve lidar com o Congresso eleito pelo povo. Afirmou que confrontará o orçamento secreto do governo Bolsonaro com a criação de um "orçamento participativo". "Vamos pegar o orçamento e mandar para o povo para saber o que o povo quer", afirmou Lula, ressaltando que essa é uma alternativa para mitigar o poder dos políticos do centrão sobre o orçamento.
Lula promete criar o "Orçamento Participativo". "Um presidente ele vai governar e lidar com o Congresso. (...) Vamos pegar o Orçamento e mandar para o povo dar opinião para saber o que quer que seja feito"
21:03 16.10.2022
A 3ª pergunta foi sobre sobre fake news: 'Os senhores se comprometem a terem uma lei específica para que o Judiciário tenha penas para servidores que difundirem fake news?'
"O Bolsonaro teve 36 pedidos contra a campanha dele foi fake news. A campanha dele brinca de contar mentiras, levanta de madrugada e conta mentira. Levanta até 1h da manhã para fazer live (...). Eu acho que a campanha tem que ser regulada, a Justiça tem que tomar decisão, e toda vez que tiver mentira vamos entrar com processo para tirar as coisas que são mentirosas", disse Lula.
"Você me chama o tempo todo de genocida, de canibal, e agora de pedofilia. E o que temos? Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes que retira as publicações sobre pedofilia (...). Sem mentir, você não tem nada", replicou Bolsonaro.
20:53 16.10.2022
A próxima pergunta é sobre Economia
Privatização da Petrobras: Defendem? Como será a política de preços?
Bolsonaro disse que diversos fatores externos provocaram a explosão dos preços (dos combustíveis). "O Congresso votou e eu sancionei um teto para o ICMS de 17% nos impostos a combustíveis. Isso puxou o preços para baixo", disse ele, que defendeu o ministro Paulo Guedes.
Lula respondeu que: "Quando eu ouço o Bolsonaro falar, fico imaginando que mundo ele está. O Brasil só refina 80% da gasolina que usa, e quando o PT estava eram 100%. Depois do PT, vendeu-se a BR e hoje temos empresas pagando para importar gasolina. Eu sou contra a privatização da Petrobras. Eu sinceramente acho que privatizar não é a solução para nada".
20:47 16.10.2022
De volta com o segundo bloco
A primeira questão, formulada pela jornalista Vera Magalhães, é sobre a composição de ministros do Supremo Tribunal Federal.
Em sua resposta, Lula disse que na ditadura já houve mudança na composição dos ministros do STF, o que não "é republicano, nem democrático". O petista disse que ministros da Corte devem ter "currículo, história biografia e fazer o que deve ser feito". Ele destacou que os ministros "têm que ter dignidade" e não ser amigo do presidente. Lula chamou de "retrocesso" querer interferir na separação dos Poderes da República e se comprometeu a não mexer na composição da Corte.
Lula diz que a "indicação de ministros da Suprema Corte não é para ser meu amigo. (...) Tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, partidário, companheiro, é um atraso, um retrocesso que já tivemos experiência".
Em sua fala, Bolsonaro afirma que "a PEC que tramita na Câmara é da Luiza Erundina, e com deputados do PT que apoiam a emenda. Da minha parte, tem o compromisso que não terá nenhuma proposta. O PT tem sete ministros indicados, e eu tenho dois. Se eu for reeleito, terei mais dois. Então, o PT terá 5 e eu 4, e está feito o equilíbrio".
20:46 16.10.2022
Lula e Bolsonaro discutem sobre transposição do Rio São Francisco
O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, diz que Jair Bolsonaro decidiu baixar os preços dos combustíveis apenas porque o tema passou a ser explorado nas vésperas da eleição. Além disso, Lula afirma ter sido o mentor da transposição do Rio São Francisco.
Bolsonaro, em resposta, afirma que a obra estava parada há dez anos em razão de um suposto esquema de corrupção.
Na tréplica, Lula diz que entregou 88% das obras da transposição. "Ele fala que foi ele que fez, mas fez 3% das obras", critica Lula. "Você acha que o nordestino acredita que foi você quem fez?", questiona o petista.
20:45 16.10.2022
No tema Nordeste, Bolsonaro afirma que 'levou água para os irmãos nordestinos' e destaca que retomou obras paradas pelo governo petista
"Fiz 88% das obras do São Francisco; ele (Bolsonaro) fez 3%", diz Lula sobre as obras de transposição do Rio São Francisco.
20:39 16.10.2022
Lula responde dizendo que tem orgulho de entrar em favela sem colete à prova de balas
O petista cita que a passeata no Complexo do Alemão reuniu um "povo extraordinário e trabalhador" e que nem sempre os bandidos estão onde está a pobreza. "Tinha vizinho seu que tinha cem armas dentro de casa, e esse não era do Complexo do Alemão. Os grandes bandidos estão no lugar dos ricos."
20:39 16.10.2022
Bolsonaro repete acusação de que Lula é o mais votado entre presidiários
O presidente Jair Bolsonaro diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem "tanta afinidade com bandido que recebe quatro de cada cinco votos de presidiários", e que nos atos de campanha do petista nas favelas do Rio de Janeiro "não tinha nenhum policial ao seu lado, só traficante".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала