- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Saúde mental de Biden preocupa 64% da população dos EUA, diz pesquisa

© AP Photo / Evan VucciPresidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante reunião com autoridades eleitas estaduais e locais sobre cuidados de saúde reprodutiva, na Sala Roosevelt da Casa Branca, em 26 de agosto de 2022
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante reunião com autoridades eleitas estaduais e locais sobre cuidados de saúde reprodutiva, na Sala Roosevelt da Casa Branca, em 26 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2022
Nos siga no
Gafes recentes do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, têm deixado a população norte-americana em alerta sobre possíveis complicações na saúde mental do mandatário.
Nos últimos meses, são diversos os episódios em que Biden se atrapalha ao fazer pronunciamentos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o presidente estadunidense se enrolando na hora de deixar um púlpito, confundindo a causa da morte de seu filho, Beau Biden, e questionando a ausência de uma legisladora que havia morrido 2 meses antes, Jackie Walorski, entre outros episódios.
Por conta disso, a preocupação com a saúde mental de Biden, que está prestes a completar 80 anos, aumentou. Segundo levantamento feito pela empresa Issues & Insights no mês de outubro, 64% da população dos EUA se diz "preocupada" com o estado cognitivo do presidente — sendo 41%, quase metade da população, "muito preocupada" e 23% "um pouco preocupada".
Há ainda 15% que afirmam que não estão muito preocupados e outros 15% que dizem que, definitivamente, não estão preocupados com a saúde mental de Biden.
O percentual de 64% representa uma salto com relação à pesquisa anterior, de agosto, que apontava um índice de 59%. A razão desse acréscimo está em uma mudança de visão dos apoiadores do Partido Democrata.
Enquanto apenas 39% dos democratas manifestavam preocupação com Biden em agosto, o grupo que questiona a saúde mental do chefe de Estado agora é majoritário entre seu campo político: 52%.
Além das confusões e das gafes, o estudo destaca uma declaração recente do presidente estadunidense de que o conflito entre Rússia e Ucrânia poderia levar o mundo a um "armagedom" nuclear ao criticar o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Parlamentares do Partido Republicano defendem que Biden passe por um teste cognitivo para atestar suas capacidades.

"Não é preciso ser um neurologista para perceber que ele tem uma grave deficiência cognitiva. O povo americano sabe o que está se passando aqui, e eles não acham que o comandante-em-chefe seja capaz de realizar seu trabalho", disse Ronny Jackson, representante republicano do Texas, após o presidente esquecer que Walorski havia morrido. O parlamentar cobrou que a mídia pare de proteger Biden e o questione sobre seu estado de saúde.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала