- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China diz não excluir uso da força contra intrusos estrangeiros sobre Taiwan

© AFP 2023 / Noel CelisJornalista tira foto de tela mostrando Xi Jinping, presidente chinês, falando no centro de imprensa, na véspera do começo do 20º Congresso do Partido Comunista do país. Pequim, China, 15 de outubro de 2022
Jornalista tira foto de tela mostrando Xi Jinping, presidente chinês, falando no centro de imprensa, na véspera do começo do 20º Congresso do Partido Comunista do país. Pequim, China, 15 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2022
Nos siga no
Segundo o Partido Comunista da China, Pequim está pronta para resolver a questão de Taiwan por meios militares se for necessário. Pequim nunca renunciou ao território autogovernado.
A "reunificação pacífica" de Taipé com Pequim "é nos interesses da China [e] a escolha número um para a questão de Taiwan", disse no sábado (15) um porta-voz do Partido Comunista da China.

"Não prometemos renunciar ao uso da força e reservamos a possibilidade de tomar todas as medidas necessárias contra a interferência de forças externas e o número extremamente pequeno de forças separatistas pró-independência de Taiwan e suas atividades separatistas", garantiu Sun Yeli em uma coletiva de imprensa na véspera da abertura do 20º Congresso do Partido Comunista da China.

As ações da China não serão dirigidas contra o povo de Taiwan, pois o objetivo de Pequim é promover uma reunificação pacífica da ilha com o continente chinês, sublinhou ele.
"Faremos o nosso melhor para alcançar uma reunificação pacífica. Mesmo que haja a mínima possibilidade de tal reunificação, a implementaremos até o final", assegurou.
O ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2022
Panorama internacional
Chanceler da China faz alerta a Blinken sobre situação de Taiwan
O representante apontou que a solução militar para a questão seria uma medida de "último recurso", acusando "separatistas taiwaneses" de conduzir provocações e as "forças externas" de usar Taiwan para conter a China.
"Isto é contrário aos interesses dos povos de ambos os lados do estreito de Taiwan e leva à instabilidade na região. Esperamos que nossos compatriotas entendam que a reunificação é uma coisa boa e que o separatismo é um caminho para o nada. Esperamos que eles também compreendam que não devem confiar em estranhos", segundo o porta-voz.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала