- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

TSE barra inquéritos contra pesquisas eleitorais

© Antonio Augusto/Secom/TSEO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes toma posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2022
Nos siga no
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou a suspensão dos inquéritos abertos contra institutos de pesquisa em razão da divergência entre os números projetados pelos levantamentos sobre as eleições de 2022 e os resultados do primeiro turno.
Moraes decidiu, na noite desta quinta-feira (13), tornar sem efeito a abertura de inquéritos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pela Polícia Federal (PF) contra os institutos.
O ministro destacou que cabe à Justiça Eleitoral a função de fiscalizar entidades de pesquisa.
Na decisão, divulgada pelo G1, Moraes enfatiza que as decisões do CADE e da PF "são baseadas, unicamente, em presunções relacionadas à desconformidade dos resultados das urnas" sem "indicativos mínimos" de "práticas de procedimentos ilícitos".
Urna eletrônica durante treinamento de votação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em 5 de setembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Eleições 2022
Atlas: Lula tem 52,4% dos votos válidos; Bolsonaro tem 47,6%
O CADE abriu inquérito para apurar a existência de um suposto "acordo entre institutos de pesquisa com o intuito de manipular o mercado e os consumidores". As três empresas investigadas seriam: Ipespe, Datafolha e Ipec.
A PF, por sua vez, abriu inquérito a pedido do ministro da Justiça, Anderson Torres, após a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) encaminhar um ofício alegando fraude nos institutos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала