DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Entidade diz que cerca de 70% da fauna selvagem desapareceu e faz alerta para América Latina

© Foto / IbamaA presença de mais de mil brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama em campo neste ano contribuiu para grande redução no número de focos de calor na Amazônia legal em 2019; foto de 3 de outubro de 2019
A presença de mais de mil brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama em campo neste ano contribuiu para grande redução no número de focos de calor na Amazônia legal em 2019; foto de 3 de outubro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Nos siga no
O World Wide Fund for Nature (WWF, na sigla em inglês) alertou em seu relatório publicado nesta quinta-feira (13) que o planeta perdeu, em média, quase 70% de suas populações de animais selvagens em cerca de 50 anos.
A organização também aponta para a relação entre a perda de biodiversidade e o aquecimento climático, e chama atenção para a situação na América Latina.
Segundo a entidade, entre 1970 e 2018, em média 69% das populações da fauna selvagem, como pássaros, peixes, mamíferos, anfíbios e répteis, desapareceram, segundo o índice Planeta Vivo.
Um dos mais completos relatórios globais sobre a biodiversidade mostra que espécies icônicas da biodiversidade brasileira estão ameaçadas. Entre 32 mil populações de 5.230 espécies de todo o planeta, o boto amazônico destacou-se como uma das que mais diminuíram nas últimas décadas.
Além da contaminação por mercúrio, estes animais estão sofrendo com a captura não intencional em redes, com ataques em represália pela danificação de equipamentos de pesca e pela captura para o uso como isca na pesca da Piracatinga. Essa situação gerou uma queda de 65%, entre 1994 e 2016, na população de botos cor-de-rosa.
Erupção de vulcão (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2022
Ciência e sociedade
Estudo revela causa da maior extinção de todos os tempos da Terra
O documento ressalta que a destruição dos habitats, principalmente para desenvolver a agricultura, é a causa principal para o cenário devastador. A caça aparece como a segunda razão, à frente das mudanças climáticas.
Outras causas do desaparecimento das espécies selvagens são a poluição do ar, da água e do solo, além da disseminação pelo homem de espécies invasivas.
A WWF "pede que os governantes aproveitem esta última oportunidade adotando um ambicioso acordo global para salvar a vida selvagem", escreve a WWF.
De acordo com a WWF, a situação na América Latina é uma das mais preocupantes. O grupo aponta que 94% das extinções acontecem nessa região do globo, e ainda reconhece que a Europa também viu sua população de animais selvagens diminuir de 18%, em média.
Na África, o índice avalia a perda da fauna em 66%, em média. "Um exemplo flagrante é o Parque Nacional Kahuzi Biega, na República Democrática do Congo, onde o número de gorilas das planícies orientais caiu 80%", disse Alice Ruhweza, diretora do WWF África.
Vista aérea da Floresta Amazônica, na região da rodovia Santarém-Cuiabá, a BR-163, no Pará - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2021
Notícias do Brasil
WWF: é preciso frear desmatamento para reduzir surgimento de doenças como a COVID-19
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала