- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe de serviço secreto britânico: não há sinais de que Rússia considere usar armas nucleares

© AP Photo / Frank AugsteinO chefe da agência de inteligência britânica, Government Communications Headquarters (GCHQ), Jeremy Fleming em rara aparição pública em Londres, 14 de fevereiro de 2019
O chefe da agência de inteligência britânica, Government Communications Headquarters (GCHQ), Jeremy Fleming em rara aparição pública em Londres, 14 de fevereiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2022
Nos siga no
O chefe do serviço de inteligência britânico GCHQ, sir Jeremy Fleming, disse que atualmente não há sinais de que a Rússia esteja considerando usar armas nucleares no conflito na Ucrânia.
Falando no programa Today da Radio 4 da BBC, no Reino Unido, o chefe do GCHQ — um serviço de inteligência britânico — sir Jeremy alertou que qualquer conversa sobre armas nucleares era "muito perigosa" e, assim como outras autoridades ocidentais, sugeriu que não há qualquer sinal de que Rússia esteja planejando o uso de armas nucleares.
"Está claro para mim que, embora possamos não gostar e de muitas maneiras abominar as formas como a máquina militar russa e o presidente Putin estão conduzindo essa guerra, eles estão dentro da doutrina que entendemos para seu uso, inclusive para armas nucleares", afirmou o chefe.
De acordo com chefe de inteligência, "Putin está preocupado com os perigos da escalada".
Durante o programa, sir Jeremy disse que os esforços russos diante do conflito podem conduzir o país a uma "exaustão militar" e "certamente" uma "falta de amigos", mas alertou que os ataques com mísseis contra alvos em toda a Ucrânia na segunda-feira (10) mostraram que a Rússia ainda é "muito capaz" de causar danos.
Na opinião do diretor da agência de inteligência, os custos para a Rússia no conflito na Ucrânia — em termos de pessoas e equipamentos — são "impressionantes", já que Kiev tem demonstrado vigor em sua contraofensiva.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante a recepção de líderes da diplomacia de países africanos no Dia da África, em Moscou, 25 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2022
Panorama internacional
Rússia apela para não exacerbar artificialmente o tema da ameaça nuclear, diz Lavrov
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала