- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Procuradora-geral do Peru apresenta ação que pode levar ao impeachment de Pedro Castillo

© AP Photo / Juan KaritaO presidente do Peru, Pedro Castillo, durante uma cerimônia em La Paz, na Bolívia, em 30 de outubro de 2021 (foto de arquivo)
O presidente do Peru, Pedro Castillo, durante uma cerimônia em La Paz, na Bolívia, em 30 de outubro de 2021 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2022
Nos siga no
A procuradora-geral do Peru, Patricia Benavides, apresentou uma queixa constitucional contra o presidente Pedro Castillo por supostos crimes de corrupção, ação que pode levar ao seu impeachment perante o Congresso do país.
Esta ação conclui a fase de investigação preliminar, iniciada contra o presidente por supostos crimes de organização criminosa, tráfico de influência e conluio.
Apenas o Congresso tem o poder de acusar o presidente do país de violar a Constituição e, consequentemente, afastá-lo do cargo. O Parlamento terá de discutir a ação da procuradoria, que, se apoiada, pode acarretar na destituição do chefe de Estado do cargo.
A procuradora da nação, Patricia Benavides, apresentou a reclamação constitucional contra o presidente da República, Pedro Castillo, por meio de carta inscrita nesta tarde na mesa dos partidos do Congresso da República.
Ao todo, foram quatro investigações abertas pela procuradora contra o chefe de Estado, todos ligados a uma suposta máfia no governo.
A acusação gira em torno da concessão de obras públicas em troca de benefícios econômicos.
Em outra ação contra Pedro Castillo, em março deste ano, o Congresso peruano rejeitou o impeachment do presidente.
Na ocasião, a oposição pressionava o chefe de Estado a renunciar por suposto "despreparo" ou "incapacidade moral" para exercer a liderança do país.
Mas o movimento oposicionista falhou em tentar alcançar os 87 votos necessários para a moção de vacância presidencial. Na sessão, 55 parlamentares votaram a favor, 54 contra e 19 se abstiveram.
O presidente do Peru, Pedro Castillo, discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2022
Panorama internacional
Peru exige na ONU normalização das exportações russas de fertilizantes
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала