- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Stoltenberg: vitória da Rússia na Ucrânia será derrota da OTAN e isso não pode ser permitido

© AP Photo / Olivier MatthysO secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, encontra a mídia durante entrevista coletiva na sede da aliança militar, em Bruxelas, na Bélgica, em 11 de outubro de 2022
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, encontra a mídia durante entrevista coletiva na sede da aliança militar, em Bruxelas, na Bélgica, em 11 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2022
Nos siga no
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) vai realizar exercícios de dissuasão nuclear de rotina na próxima semana, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg nesta terça-feira (11) durante coletiva de imprensa antes das reuniões dos ministros da Defesa do bloco.
"Na próxima semana, a OTAN realizará seu exercício de dissuasão Steadfast Noon, planejado há muito tempo. Este é um treinamento de rotina que acontece todos os anos para manter nossa dissuasão segura, protegida e eficaz", disse Stoltenberg em entrevista coletiva.
O chefe da OTAN disse ainda que a Rússia está atacando a infraestrutura da Ucrânia para compensar as perdas de suas tropas no campo de batalha e prometeu que os aliados vão "intensificar e sustentar" o apoio a Kiev.
Para além disso, o líder da aliança disse que os ministros da Defesa da OTAN vão discutir a proteção de infraestrutura crítica, em uma reunião agendada para 12 e 13 de outubro, à luz da sabotagem nos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte).
"Vamos rever nosso progresso no fortalecimento da dissuasão e defesa da OTAN. Aumentaremos ainda mais a proteção da infraestrutura crítica à luz da sabotagem do Nord Stream e intensificaremos e manteremos nosso apoio à Ucrânia", disse Stoltenberg.
Stoltenberg garantiu que a OTAN não faz parte do conflito apesar de fornecer todo o apoio logístico e militar para Kiev, e afirmou ser imperativo vencer a "batalha contra a Rússia".

"É importante para todos nós que a Ucrânia ganhe a batalha, a guerra contra as forças invasoras russas. Porque se Putin vencer, isso não é apenas uma derrota para os ucranianos, mas uma derrota perigosa para todos nós", afirmou.

Ainda na segunda-feira (10), o secretário-geral garantiu ao ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, o apoio contínuo do bloco a Kiev "pelo tempo que for preciso" após os ataques maciços de retaliação da Rússia à Ucrânia.
"Falei com o ministro das Relações Exteriores Dmitry Kuleba e condenei os ataques horríveis e indiscriminados da Rússia à infraestrutura civil na Ucrânia. A OTAN continuará apoiando o bravo povo ucraniano para lutar contra a agressão do Kremlin pelo tempo que for necessário", disse Stoltenberg no Twitter.
Arma de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia destruída em Severodonetsk, no leste ucraniano, 11 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2022
Operação militar especial russa
Países do G7 não propuseram medidas concretas a Kiev após bombardeios russos, diz Bloomberg
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала