- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Azerbaijão e Armênia concordam sobre pontos fundamentais para um tratado de paz, diz MRE da Turquia

© AFP 2023 / KAREN MINASYANSoldados armênios da autoproclamada república de Nagorno-Karabagh caminham em trincheiras na linha de frente na fronteira com o Azerbaijão, 25 de outubro de 2012
Soldados armênios da autoproclamada república de Nagorno-Karabagh caminham em trincheiras na linha de frente na fronteira com o Azerbaijão, 25 de outubro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2022
Nos siga no
Situadas no sul do Cáucaso, as duas repúblicas pós-soviéticas têm enfrentado um conflito recorrente sobre a fronteira comum entre elas, bem como a região contestada de Nagorno-Karabakh, por mais de três décadas, com as tensões escalando repetidas vezes para uma guerra aberta.
O Azerbaijão e a Armênia concordaram sobre os principais pontos para a assinatura de um possível tratado de paz, anunciou o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

"Um acordo foi alcançado sobre os pontos principais. Há cinco deles. Eles incluem o reconhecimento da integridade territorial um do outro, a demarcação de fronteiras, etc. Resta apenas implementá-los", disse Cavusoglu em entrevista à tvnet da Turquia nesta terça-feira (11).

O diplomata turco também reiterou que as negociações do acordo de paz entre o Azerbaijão e a Armênia e as negociações sobre a normalização das relações entre Yerevan e Ancara não podem ocorrer separadamente umas das outras.
"Falamos sobre isso repetidamente", disse Cavusoglu. Ele acrescentou que a Turquia é "sincera" em seu desejo de normalizar os laços.
O ministro das Relações Exteriores indicou que as conversas entre o presidente Recep Tayyip Erdogan e o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan, em Praga na semana passada, foram "positivas".
Ilham Aliev, presidente do Azerbaijão, durante reunião em torno da guerra de Nagorno-Karabakh - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Panorama internacional
Azerbaijão e Armênia podem assinar tratado de paz até o fim deste ano, diz presidente azeri
Erdogan e Pashinyan se encontraram na capital tcheca na última quinta-feira (6) à margem de uma cúpula da Comunidade Política Europeia — uma nova organização multinacional de cooperação criada por proposta do presidente francês Emmanuel Macron no mês de maio. Pashinyan também se encontrou na cúpula com o presidente do Azerbaijão Ilham Aliev.
As tensões entre a Armênia e o Azerbaijão aumentaram nas últimas semanas em meio a acusações de violações do cessar-fogo em um conflito fronteiriço que começou em maio de 2021. Esse conflito viu uma escalada dramática entre 12 e 14 de setembro, antes de um cessar-fogo instável intermediado pela Rússia ter sido alcançado. Cada lado culpou o outro pela escalada. Moscou pediu a ambos os lados que aderissem ao cessar-fogo e instou Baku e Yerevan que resolvessem a disputa entre eles por meios diplomáticos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала