- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

Lula diz que Zema tem direito a apoiar quem quiser, mas não pode achar que o povo é 'gado'

© Foto / Divulgação / Ricardo StuckertLula durante comício em Florianópolis, em Santa Catarina, em 18 de setembro de 2022 (foto de arquivo)
Lula durante comício em Florianópolis, em Santa Catarina, em 18 de setembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2022
Nos siga no
Em entrevista coletiva antes de comício em Belo Horizonte, neste domingo (9), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre o apoio do governador reeleito do estado Romeu Zema ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais.
"Primeiro, eu quero deixar bem claro que o governador Zema tem a liberdade de apoiar quem ele quiser. Não me oporei e nunca pensei que fosse diferente. Segundo, outra coisa que ele tem que levar em conta é não pensar que o povo é gado, não pensar que o povo possa ser tangido para lá ou para cá. O povo tem consciência do que está acontecendo no país", afirmou Lula ao ser questionado sobre a estratégia de campanha do PT em Minas Gerais após o anúncio do apoio formal de Zema a Bolsonaro.
O ex-presidente acrescentou ainda que o governador precisa "tomar cuidado para não tratar o povo como rebanho", e sim como "cidadão inteligente, consciente e sabedor do que quer".
© Foto / Partido Novo/DivulgaçãoRomeu Zema (Novo), governador reeleito de Minas Gerais
Romeu Zema, governador eleito de Minas Gerais pelo partido Novo. - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2022
Romeu Zema (Novo), governador reeleito de Minas Gerais. Foto de arquivo
Segundo Lula, os mineiros podem "medir" seu governo com os quatro anos do mandato de Bolsonaro, para comparar os períodos.

"Se o governador souber 10% do que nós fizemos em Minas Gerais, ele terá um problema de remorso ao não me apoiar", declarou Lula, citando obras e investimentos da gestão petista no estado.

De acordo com o ex-presidente, foram disponibilizados em Minas R$ 260 bilhões, sendo R$ 208 bilhões para infraestrutura e economia urbana, durante os treze anos dos governos do PT, de janeiro de 2003 a maio de 2016.
"Vim aqui tentar convencer o povo mineiro de que a gente pode fazer mais por Minas Gerais e contribuir com participação coletiva, entre ente federativos", disse Lula.
Jabuticaba Sem Caroço #128 - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Jabuticaba Sem Caroço
Eleições 2022: os impactos do resultado do pleito no meio ambiente
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала