- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Índia rejeita pedido da Alemanha por intervenção da ONU sobre disputa na Caxemira

© AP Photo / Channi AnandSoldados do exército indiano patrulham a Linha de Controle (LoC, na sigla em inglês) entre a fronteira da Índia e do Paquistão em Poonch, a cerca de 250 quilômetros de Jammu, Índia, 18 de dezembro de 2020
Soldados do exército indiano patrulham a Linha de Controle (LoC, na sigla em inglês) entre a fronteira da Índia e do Paquistão em Poonch, a cerca de 250 quilômetros de Jammu, Índia, 18 de dezembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2022
Nos siga no
A Índia e o Paquistão estão em desacordo pela disputa da Caxemira desde que ambos os países conquistaram a independência em 1947. Nova Deli e Islamabad reivindicam a posse da região, com a Índia acusando o Paquistão de apoiar militantes e este último alegando que a Índia está maltratando a população muçulmana na região.
Rejeitando o apelo da ministra das Relações Exteriores alemã para envolver as Nações Unidas para resolver a questão da Caxemira, a Índia disse que a Caxemira é uma questão que diz respeito apenas à Índia e ao Paquistão, e não há necessidade do envolvimento de terceiros.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia também disse que o foco deveria estar no combate aos terroristas baseados no Paquistão que têm como alvo a região há muito tempo.
Em um comunicado divulgado no sábado (8), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Arindam Bagchi, disse que "todos os membros sérios e conscientes da comunidade global têm um papel e a responsabilidade de denunciar o terrorismo internacional, especialmente de natureza transfronteiriça".
"O território da União Indiana de Jammu e Caxemira tem suportado o peso de tal campanha terrorista por décadas. Isso continua agora. Cidadãos estrangeiros foram vítimas lá, como em outras partes da Índia. O Conselho de Segurança da ONU e o Grupo de Ação Financeira Internacional [GAFI] ainda estão perseguindo terroristas baseados no Paquistão envolvidos nos horríveis ataques de 26 de novembro", acrescentou o porta-voz.
A resposta da Índia veio depois que a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e seu homólogo paquistanês, Bilawal Bhutto Zardari, pediram o "engajamento das Nações Unidas" na situação em Jammu e Caxemira em uma coletiva de imprensa conjunta em Berlim na sexta-feira (7).
O ministro da União Hardeep Singh Puri (C) presta seus respeitos a Gurdwara Sri Shaheed Ganj Baba Deep Singh durante uma campanha eleitoral para as próximas eleições da assembleia estadual de Punjab em Amritsar em 12 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.10.2022
Panorama internacional
'Índia comprará petróleo da onde quiser', diz ministro indiano ante pressão do Ocidente
Elogiando o acordo de cessar-fogo na Linha de Controle (LoC, na sigla em inglês) de fevereiro de 2021 entre os dois países, Baerbock disse que "a Alemanha tem um papel e responsabilidade em relação à situação da Caxemira. Portanto, apoiamos intensamente o engajamento das Nações Unidas para encontrar soluções pacíficas na região".
Ela também pediu um "diálogo político" entre os dois países, observando os "sinais positivos", como a cooperação entre o Paquistão e a Índia para fornecer alimentos ao Afeganistão.
O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Bilawal Bhutto Zardari, sustentou que "graves violações dos direitos humanos" estão sendo cometidas em Jammu e Caxemira, e isso representa um risco para a paz e a estabilidade regionais.
Segundo o ministro, a paz no sul da Ásia não será possível sem a "resolução pacífica da disputa de Jammu e Caxemira de acordo com as resoluções da ONU, de acordo com o direito internacional".
"Esperamos ver o dia em que a ONU desempenhe um papel adequado para encerrar essa disputa de longa data, para que possamos não apenas ter paz em nossa região, mas também aprimorar áreas de cooperação", acrescentou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала