DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Nobel da Paz é atribuído a ativista belarusso, organização Memorial e Centro para Liberdades Civis

© AP Photo / Fernando VergaraMedalha do prêmio Nobel da Paz concedida ao Programa Mundial de Alimentos (PMA), em 9 de outubro de 2020
Medalha do prêmio Nobel da Paz concedida ao Programa Mundial de Alimentos (PMA), em 9 de outubro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2022
Nos siga no
Nesta sexta-feira, 7 de outubro, o Comitê Norueguês do Nobel atribuiu o Prêmio Nobel da Paz de 2022 ao ativista de direitos humanos belarusso Ales Belyatsky, à organização russa Memorial (considerada agente estrangeiro na Rússia) e ao Centro para as Liberdades Civis ucraniano.
Ales Belyatsky é presidente do Centro de Direitos Humanos Vesna em Belarus, que não é reconhecido pelas autoridades do país.
O comitê acredita que os laureados do Prêmio da Paz deste ano fizeram grandes esforços na documentação de crimes de guerra, abusos de direitos humanos e abusos de poder.
Os laureados com os Prêmios Nobel de 2022 estão sendo anunciados nesta semana, entre 3 e 10 de outubro. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em 10 de dezembro.
No ano passado, o prêmio foi atribuído a dois jornalistas, a filipino-americana Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov, "por seus esforços na defesa da liberdade de expressão".
O Nobel da Paz é um dos cinco prêmios estabelecidos por Alfred Nobel, além dos prêmios de Química, Física, Fisiologia/Medicina e Literatura. O prêmio é concedido anualmente desde 1901 às pessoas que se distinguiram na promoção da paz.
Durante a maior parte da sua história, o Prêmio Nobel da Paz tem sido objeto de controvérsias, provocando discussões sobre seu caráter político.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала