- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lira diz que Câmara votará projeto para censurar pesquisas eleitorais e pode haver CPI

© FolhapressO presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, abre sessão para votação da PEC Kamikaze
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, abre sessão para votação da PEC Kamikaze - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Nos siga no
Chefe da Câmara voltou a citar levantamentos que trouxeram números que não refletiram o resultado das urnas no primeiro turno da eleições e fala até em prisão do responsável pela pesquisa.
Nesta quinta-feira (6), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, informou que na próxima semana um projeto de lei sobre divulgação e prazos de pesquisas eleitorais será votado com intuito de posterioemente instalar uma CPI sobre os institutos, segundo a Folha de São Paulo.
De acordo com o parlamentar, o texto a ser votado deve aglutinar vários projetos. "Uns tratam de organização, de prevenção, outros tratam de prazos para que as pesquisas deixem de ser divulgadas antes das eleições. Então tudo isso vai ser juntado, principalmente com responsabilização civil, penal", afirmou Lira citado pela mídia.
Nesta manhã (6), o presidente da Câmara esteve no Palácio da Alvorada junto a outros deputados da base do governo para uma reunião com Jair Bolsonaro. Na saída da reunião, Lira fez várias críticas aos institutos de pesquisa, chamados pelo deputado de empresas de pesquisa "porque todas elas recebem dinheiro" para fazer os levantamentos, entretanto, não mencionou nenhuma em específico.
Urna eletrônica usada no segundo turno das eleições brasileiras, no escritório central do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em 23 de outubro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
Eleições 2022
'Ruim com as pesquisas, pior sem elas': o dilema do 2º turno nas eleições presidenciais do Brasil
No entanto, citou o caso de São Paulo, onde o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparecia atrás de Fernando Haddad (PT) nas projeções dos principais institutos. Ao final da votação, Tarcísio terminou em primeiro lugar, com Haddad em segundo.
"Se uma empresa de pesquisa errar por duas ou três vezes a margem de erro, como foi em São Paulo, por exemplo [...] todas as pesquisas davam Tarcísio perdendo por dez [pontos] e ele ganha por nove [pontos], são 19 pontos, numa margem de três, são seis vezes a margem de erro. Então uma empresa dessas tem que ficar banida de fazer pesquisa, de publicar pesquisa, de trabalhar por oito anos, como fica quem faz malfeito na administração pública", declarou.
Lira também afirmou que alguns projetos tratam inclusive de prisão. "Nós temos que analisar a responsabilidade objetiva de quem seria, se seria o dono da empresa, o estatístico, o matemático?", declarou o deputado, que disse que o descasamento entre os levantamentos e o resultado das eleições não vem do pleito deste ano.
"Nessa eleição ficou mais sério. Determinado instituto de repercussão nacional errou em 21 estados. No Paraná foi um absurdo. A responsável pelo instituto disse que errou digitação. Ela errou numa digitação de dez pontos. Isso mata um candidato, mata um partido, mata um projeto, mata a escolha do eleitor. Influencia a escolha do eleitor", ressaltou.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o primeiro debate dos candidatos à Presidência da República das eleições de 2022, organizado por Folha, UOL e as TVs Bandeirantes e Cultura, em 28 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2022
Eleições 2022
Lula tem 55% e Bolsonaro, 45%, em votos válidos, aponta Ipec em 1º levantamento no 2º turno
Ao mesmo tempo, o deputado citou a possibilidade de instalação de uma CPI dos institutos de pesquisa e afirmou que isso independe da votação do projeto na próxima semana.
"A CPI pode acontecer, são duas coisas completamente diferentes. No Senado já tem assinaturas que eu soube. A Câmara, eu não recebi ainda. Assim que receber, se tiver objeto e assinaturas a gente instala", afirmou.
Nesta quarta-feira (5), a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) divulgou comunicado no qual informa que vê com indignação o que chama de "tentativas de judicialização e politização" nas eleições brasileiras contra as empresas de pesquisa de intenção de voto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала