- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Indonésia manifesta interesse em se juntar ao BRICS, diz presidente do Senado russo

© AP Photo / Sonny TumbelakaA ministra das Finanças da Indonésia, Sri Mulyani, segunda à esquerda, faz seu discurso durante a reunião dos ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 15 de julho de 2022
A ministra das Finanças da Indonésia, Sri Mulyani, segunda à esquerda, faz seu discurso durante a reunião dos ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 15 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Nos siga no
Em junho, a Argentina, juntamente com o Irã, solicitou a adesão plena ao BRICS, enquanto a Argélia também manifestou interesse em entrar no clube de economias emergentes que atualmente inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A Indonésia está disposta a se juntar ao grupo BRICS, afirmou a presidente do Conselho da Federação da Rússia, Valentina Matvienko, após conversar com o presidente Joko Widodo à margem da cúpula parlamentar do G20 em Jacarta.
"A Indonésia está demonstrando grande interesse em assinar um acordo de zona de livre comércio com a União Econômica da Eurásia; essa questão já avançou muito bem. Em princípio, a Indonésia quer aderir ao formato BRICS", disse Matvienko em resposta a uma pergunta sobre suas negociações com o presidente indonésio.
A autoridade também observou que Moscou e Jacarta têm grande potencial para aumentar sua cooperação diante dos atuais desafios.
Sessão Plenária da XI Cúpula do Brics, em Brasília, em novembro de 2019 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Panorama internacional
BRICS será o instrumento mais importante na economia global, diz embaixador russo no Brasil
O BRICS (um acrônimo em inglês para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é uma associação informal das principais economias em desenvolvimento do mundo, formada em 2006 para aumentar a cooperação entre as nações e elaborar abordagens comuns para os desafios econômicos globais. Os atuais membros do bloco representam cerca de 40% da população mundial e quase um quarto do produto interno bruto (PIB) global.
Ao longo do ano passado, Argentina e Irã solicitaram adesão ao BRICS, enquanto a Argélia manifestou interesse em aderir ao formato. De acordo com Purnima Anand, presidente do Fórum Internacional da aliança econômica, Turquia, Egito e Arábia Saudita também podem se juntar ao bloco "muito em breve".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала