DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descoberto par de estrelas com menor órbita já detectada

© Foto / NASA/JPL-CaltechRepresentação de um sistema estelar com uma estrela morta em colapso e uma anã branca
Representação de um sistema estelar com uma estrela morta em colapso e uma anã branca - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2022
Nos siga no
Uma equipe de astrônomos do Instituto Tecnológico de Massachusetts e de outras universidades descobriu um par de estrelas com órbitas extremamente curtas, que giram uma em torno da outra a cada 51 minutos.
O sistema descoberto foi denominado ZTF J1813+4251 e parece pertencer a uma classe rara de sistemas binários conhecida como "variável cataclísmica", na qual uma estrela semelhante ao nosso Sol gira em torno de uma anã branca - um núcleo quente e denso de uma estrela queimada.
O sistema ZTF J1813+4251 está localizado a aproximadamente três mil anos-luz da Terra, na constelação de Hércules, e é o primeiro sistema de transição deste tipo observado pelos astrônomos.
Representação artística mostra o núcleo brilhante de uma estrela Wolf–Rayet - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Ciência e sociedade
Misteriosa explosão astronômica é registrada pelo Hubble a 9 mil anos-luz da Terra (FOTO)
A descoberta foi publicada pela revista Nature, indicando que estas estrelas se encontram em um estado de transição, com a estrela similar ao Sol girando e "cedendo" a maior parte de sua atmosfera de hidrogênio a uma anã branca.
As observações revelaram que em um futuro distante, dentro de 70 milhões de anos, as estrelas se aproximarão ainda mais, e então levarão apenas 18 minutos para completar sua órbita.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала