- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

Simone Tebet declara apoio a Lula no 2º turno

© Divulgação/Simone TebetSimone Tebet durante evento de campanha em São Paulo (foto de arquivo)
Simone Tebet durante evento de campanha em São Paulo (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2022
Nos siga no
"Ainda que mantenha as criticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, depositarei nele o meu voto porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição", disse Tebet.
A candidata do MDB à Presidência nestas eleições, Simone Tebet, declarou nesta quarta-feira (5) que vai apoiar a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. O anúncio foi dado após um encontro entre Tebet e Lula para um almoço em São Paulo.
O anúncio de Tebet era aguardado com grande expectativa pelo PT. Mesmo derrotada no pleito, Tebet fez uma campanha considerada das mais vitoriosas do primeiro turno. Foi avaliada como a candidata com melhor desempenho nos debates presidenciais e teve um aumento constante e acelerado nas pesquisas de intenção de voto. Ela encerrou a disputa em terceiro lugar, com 4,16% dos votos válidos (4.915.423), conseguindo ultrapassar Ciro Gomes (PDT), que obteve 3,04% (3.599.287).

"Pelo amor que tenho ao Brasil, peço desculpas a amigos e companheiros que imploraram pela minha neutralidade, preocupados com uma eventual perda de capital político, mas o que está à frente é muito maior do que nós. Votarei com minha razão e minha consciência brasileira. Neste momento tão grave, omitir-me seria desonrar a história de vida publica de meu saudoso pai. Não anularei meu voto, não votarei em branco, não cabe a omissão da neutralidade", disse Tebet, em pronunciamento em São Paulo.

"Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, depositarei nele o meu voto porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente", acrescentou.
Ciro Gomes (PDT), então candidato à Presidência da República, se reúne com representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em São Paulo, em 23 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Eleições 2022
PDT se reúne em Brasília para analisar apoio a Lula
Tebet já havia afirmado que não ficaria omissa no segundo turno. Logo após o anúncio do resultado da votação, ela afirmou que tinha lado e deu 48 horas para que seu partido e as legendas que integravam sua coligação se posicionassem. O apoio de Tebet vem na esteira dos anúncios do PDT, que declarou apoio a Lula, em uma decisão endossada por Ciro Gomes, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que também expressou apoio a Lula.
Também nesta quarta-feira (5), pela manhã, o MDB divulgou uma nota elogiando o desempenho de Tebet na disputa.
"Nesta eleição geral, apresentamos um projeto independente e equilibrado, fora da polarização, brilhantemente liderado por nossa candidata Simone Tebet. Não há a menor dúvida de que ela se consolidou como uma liderança nacional", diz a nota.
Na nota, o MDB não adotou uma posição sobre o apoio a candidatos no segundo turno. O partido liberou seus dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos a se manifestarem "conforme sua consciência".
Mara Gabrilli, que concorreu como vice na chapa de Tebet, anunciou na tarde da última terça-feira (4) que pretendia votar em branco em 30 de outubro, data da votação em segundo turno.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала