- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conservadores britânicos tentam derrubar Truss após pacote de cortes, afirma secretária do Interior

© AFP 2023 / DANIEL LEALA primeira-ministra britânica Liz Truss sai da Downing Street 10, em Londres, para a Câmara dos Comuns anunciar seu plano para os preços de energia, 8 de setembro de 2022
A primeira-ministra britânica Liz Truss sai da Downing Street 10, em Londres, para a Câmara dos Comuns anunciar seu plano para os preços de energia, 8 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2022
Nos siga no
Na terça-feira (4), a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, deixou claro que continua a ter confiança em seu chanceler do Tesouro Kwasi Kwarteng, que anunciou anteriormente ter voltado atrás em seu miniorçamento emergencial de redução de impostos destinado a ajudar o governo a resolver a crise do custo de vida do país.
A secretária do Interior do Reino Unido, Suella Braverman, acusou os "rebeldes" do Partido Conservador de tentarem encenar um golpe e "minar" a confiança na primeira-ministra Liz Truss "de maneira não profissional", após a reviravolta do governo em seu plano de cortes no miniorçamento para eliminar uma alíquota do imposto de renda de 45% que incide sobre os mais ricos, algo que The Guardian descreveu como "guerra aberta" no gabinete da primeira-ministra.
Em entrevista ao Telegraph, Braverman também destacou que ficou "decepcionada" com a decisão do governo de voltar atrás no pacote.
A secretária do Interior foi apoiada pelo secretário de Estado do Nivelamento, Habitação e Comunidades Simon Clarke, um aliado próximo de Truss, que afirmou que "Suella fala [com] muito bom senso, como sempre".
A secretária de Comércio, Kemi Badenoch, no entanto, atacou Braverman por causa de seus comentários, dizendo que não acha necessário que os parlamentares falem sobre golpes.
"Acho que esse tipo de linguagem é inflamatório demais. As pessoas devem poder mudar de ideia sem que o mundo acabe", afirmou Badenoch.
O chanceler do Tesouro da Grã-Bretanha, Kwasi Kwarteng, fala durante uma entrevista televisiva no segundo dia da Conferência anual do Partido Conservador em Birmingham, centro da Inglaterra, 3 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
Panorama internacional
Governo britânico desiste de reduzir impostos sobre ricos devido a descontentamento popular
Uma série de parlamentares de bancada, incluindo Simon Hoare e Steve Double, deixaram claro que estavam apoiando seus eleitores se opondo à abolição da alíquota de imposto de renda de 45%.
"Fazer o que acreditamos ser certo para nossos eleitores não é 'um golpe' ou pouco profissional. Isso se chama fazer nosso trabalho como parlamentares de bancada. Se esta é a abordagem do gabinete, estamos em um momento difícil", argumentou Double, enquanto Hoare insistiu que "representar os eleitores não é um golpe".
As observações surgiram logo após Truss dizer à Sky News na terça-feira que não havia "absolutamente nenhuma vergonha" na desistência do governo de abolir a alíquota do imposto de renda mais alta. Ela alegou que a eliminação da taxa de 45% paga sobre a renda acima de £ 150 mil (cerca de R$ 883,3 mil) por ano mostrou que o governo estava ouvindo as preocupações das pessoas comuns.
Isso ocorreu depois que o chanceler do Tesouro Kwasi Kwarteng admitiu em seu discurso durante a Conferência do Partido Conservador que seu miniorçamento, anunciado no dia 23 de setembro, havia causado "um pouco de turbulência", acrescentando que o governo iria forjar um novo acordo para ajudar a garantir o crescimento econômico no país.
O chanceler que apresentou o miniorçamento desencadeou uma reação dos parlamentares conservadores em meio à turbulência financeira enfrentada pelo Reino Unido, com queda recorde da libra desde 1971 e os credores hipotecários fechando uma série de negócios importantes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала