- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia e Alemanha acreditam que Rússia deve pagar indenizações à Ucrânia, diz MRE polonês

© AFP 2023 / WOJTEK RADWANSKIA ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock (E) e o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, durante coletiva de imprensa conjunta em Varsóvia, 4 de outubro de 2022
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock (E) e o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, durante coletiva de imprensa conjunta em Varsóvia, 4 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Nos siga no
Berlim e Varsóvia acreditam que a Rússia vai ter de pagar reparações à Ucrânia em meio às exigências da Polônia de que a Alemanha também deve pagar indenizações pela Segunda Guerra Mundial, disse o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, nesta terça-feira (4).
"Concordamos que a guerra deve terminar com a Ucrânia ganhando total integridade territorial, levando à justiça os responsáveis por crimes de guerra e a Rússia pagando reparações e compensações de guerra", disse o ministro após uma reunião com a ministra das Relações Exteriores alemã, Annalena Baerbock, em Varsóvia.
Há alguns anos, a Polônia levantou a questão das indenizações que a Alemanha supostamente deve pagar ao país pelos danos causados durante a Segunda Guerra Mundial. Berlim disse repetidamente que não vai mais realizar pagamentos a Varsóvia. De acordo com as autoridades alemãs, Berlim já havia pago uma enorme quantidade de reparações antes de Varsóvia se recusar a receber outros pagamentos em 1953.
Na segunda-feira (3), o chanceler polonês assinou uma nota diplomática à Alemanha exigindo reparações pelos danos causados durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta terça-feira, Baerbock anunciou a imutabilidade da posição da Alemanha sobre a questão das reparações à Polônia.
Apesar da negativa alemã sobre as indenizações, Varsóvia tem sido proativa em angariar apoio entre aliados ocidentais para para instituir novas medidas antirrussas, dentre elas a utilização de ativos russos congelados no exterior para a reconstrução da Ucrânia.
A Polônia tem sido uma grande aliada para o regime de Kiev no decorrer desta crise. Mais cedo, o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak, disse ao presidente polonês Andrzej Duda que Kiev conta com a ajuda de Varsóvia para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"Contamos com a assistência proativa da Polônia para conseguir que a OTAN assuma a Ucrânia e assegure garantias de segurança internacional para nosso país", disse Yermak em suas redes sociais nesta terça-feira.

Apesar dos apelos ucranianos, sua adesão à Aliança Atlântica é pouco provável. No último sábado (1º), o analista de política internacional e ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger considerou que incluir a Ucrânia na OTAN não seria "uma decisão sábia para ninguém".
Líder do partido governista polonês Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski, 10 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2022
Panorama internacional
Líder do partido governista polonês chama autoridades alemãs de 'pragas'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала