- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

Bolsonaro recebe apoio de Cláudio Castro e Romeu Zema

© FolhapressO presidente Jair Bolsonaro (PL) acena ao comparecer a ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), no 1º de Maio de 2022
O presidente Jair Bolsonaro (PL) acena ao comparecer a ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), no 1º de Maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Nos siga no
Apoios de Zema e Castro são considerados importantes por conta do tamanho do colégio eleitoral de Minas Gerais e da força do bolsonarismo no Rio de Janeiro, onde Bolsonaro recebeu mais votos que Lula.
Segundo colocado no primeiro turno das eleições presidenciais do último domingo (2), Jair Bolsonaro (PL) recebeu o apoio de dois governadores nesta terça-feira (4).
O primeiro a declarar apoio a Bolsonaro foi o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que afirmou acreditar mais na proposta de governo de Bolsonaro.
"Acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário [Lula]", disse Zema.
O segundo governador a declarar apoio a Bolsonaro foi o governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Após se reunir com Bolsonaro em Brasília, Castro afirmou que "o Rio vai ser a capital da vitória de Bolsonaro".
"Eu, como sou do partido do presidente, apoiador do presidente, não tinha como não vir aqui. Não preciso lhe franquear meu apoio porque o senhor [Bolsonaro] já tem. O Rio vai ser a capital da vitória do presidente Bolsonaro", disse Castro, segundo noticiou o jornal O Globo.
Urna eletrônica usada no segundo turno das eleições brasileiras no escritório central do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em 23 de outubro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Notícias do Brasil
Urnas 100% apuradas: Lula chega a 48,43% e Bolsonaro a 43,20%
Ambas as declarações, no entanto, foram apenas a formalização dos apoios, já que ambos os governadores reeleitos já haviam sinalizado que apoiariam Bolsonaro. No dia da votação em primeiro turno, Castro chegou a afirmar que faria campanha todos os dias para pedir votos para Bolsonaro. "Será todos os dias pedindo votos para o presidente Bolsonaro. Aqui é lealdade total, acredito no projeto dele", disse Castro.
Os apoios de Zema e Castro são considerados importantes para a campanha de Bolsonaro. Assim como São Paulo, Minas é um estado crucial para candidatos, por conta do tamanho de seu colégio eleitoral. Com 16 milhões de eleitores, Minas tem 10% do eleitorado brasileiro, atrás apenas de São Paulo, com 34,6 milhões de eleitores (22,16%). Porém, nas eleições de domingo, Bolsonaro foi derrotado por Lula no estado. Já no Rio, conquistou mais votos que o adversário.
A campanha de Bolsonaro agora tenta costurar uma aliança com o governador Rodrigo Garcia (PSDB). Em São Paulo, Garcia deve declarar apoio à campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro e participou da motociata promovida por Bolsonaro na capital paulista em seu último ato de campanha, na garupa da moto do presidente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала