- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Partido de centro-direita ganhará eleição na Bulgária, diz boca de urna

© AP Photo / Valentina PetrovaHomem deposita voto em Sófia, na Bulgária, em 2 de outubro de 2022, nas eleições do país
Homem deposita voto em Sófia, na Bulgária, em 2 de outubro de 2022, nas eleições do país - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2022
Nos siga no
Uma pesquisa de boca de urna na Bulgária sugeriu que o partido de centro-direita GERB, do ex-premiê Boyko Borisov, será o vencedor das eleições parlamentares do país, neste domingo (2), informou a agência AP.
A pesquisa de boca de urna, conduzida pelo instituto Gallup International, mostrou que o partido GERB (Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária, na sigla em búlgaro) obteve 24,6% de apoio, aparentemente superando o reformista partido pró-ocidental We Continue the Change, do ex-primeiro-ministro Kiril Petkov, que deve capturar 18,9%.
Pode levar dias até que os resultados oficiais finais sejam anunciados. Se eles confirmarem a pesquisa de boca de urna, Borisov receberá um mandato para formar seu quarto gabinete.
No entanto, a mídia aponta que não será uma tarefa fácil formar uma coalizão de governo estável, já que a maioria dos grupos políticos rejeitou antecipadamente qualquer cooperação com o GERB.
Esta é a quarta eleição na Bulgária em 18 meses, em meio à instabilidade política e dificuldades econômicas do membro menos abastado da União Europeia.
Foram cerca de 6,6 milhões de eleitores, que tiveram que escolher 240 parlamentares. De acordo com a AP, o comparecimento às urnas foi de quase 30% às 17h, menos do que nas eleições anteriores.
A agência afirma que analistas atribuem o desinteresse do eleitorado à fadiga e desilusão com políticos incapazes de montar uma coalizão governamental viável.
Imagem de uma urna eletrônica no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), em Brasília, em 19 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2022
Eleições 2022
1º turno das eleições no Brasil
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала