- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministério das Relações Exteriores da França nega envolvimento em eventos em Burkina Faso

© Foto / PixabayBandeira francesa (imagem de referência)
Bandeira francesa (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2022
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores francês negou o envolvimento do país nos eventos ocorridos após uma nova tomada militar em Burkina Faso em meio a alegações de que o líder deposto Paul-Henri Sandaogo Damiba buscou refúgio em uma base militar francesa.
"A França nega oficialmente qualquer envolvimento nos eventos que estão ocorrendo desde ontem em Burkina Faso. A base onde as forças francesas estão localizadas nunca hospedou Paul-Henri Sandaogo Damiba, nem nossa embaixada", diz o comunicado.
Na noite de sexta-feira (30), a mídia em Burkina Faso noticiou que Damiba, o líder de um governo interino que chegou ao poder por meio de um golpe em janeiro, foi deposto por um grupo de militares liderados pelo capitão Ibrahim Traore no que já é o segundo golpe militar no país em oito meses.
O grupo de Traore suspendeu a constituição e fechou as fronteiras. Ele também disse que Damiba está escondido em uma base militar francesa e está planejando uma "contraofensiva". A embaixada francesa negou seu envolvimento no início do dia.
Mais cedo, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, condenou a tomada do poder pelos militares em Burkina Faso e exortou os soldados a se abster de violência e ameaças contra civis.
Soldado do Exército de Burkina Faso - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2022
Panorama internacional
Golpe militar: líder de Burkina Faso é deposto e Constituição é suspensa (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала