- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cooperação Rússia-China promove estabilidade internacional, diz presidente da câmara alta russa

© AP Photo / Eraldo PeresO presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, caminham após a foto de família de líderes das economias emergentes do BRICS no palácio do Itamaraty em Brasília, Brasil, 14 de novembro de 2019
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, caminham após a foto de família de líderes das economias emergentes do BRICS no palácio do Itamaraty em Brasília, Brasil, 14 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2022
Nos siga no
A cooperação entre a Rússia e a China contribui significativamente para a segurança e a estabilidade globais, disse a presidente da câmara alta russa, Valentina Matvienko, neste sábado (1º), por ocasião do Dia Nacional da China.
Matvienko enviou um telegrama ao presidente do Comitê Permanente chinês, Li Zhanshu, parabenizando seus colegas chineses pelo 73º aniversário da proclamação oficial da República Popular da China.
"Ao longo dos 73 anos de sua história moderna, a China fez conquistas notáveis na construção da nação, aumentando seu potencial econômico e melhorando o bem-estar de seus cidadãos. O progresso que seu país demonstra hoje é admirável e merece os maiores elogios", diz o comunicado.
Matvienko observou que Moscou e Pequim, unidas por visões, interesses e valores comuns, impulsionaram suas relações a um novo nível, dando um bom exemplo de cooperação para o mundo.
"Diante de forte pressão externa, nossos países dão forte apoio político um ao outro, mantêm-se firmes contra todos os ataques hostis e coordenam esforços para abordar questões prementes nas agendas regionais e globais dentro da ONU, BRICS [grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], Organização de Cooperação de Xangai [SCO, na sigla em inglês] e outras organizações e associações multilaterais, o que é um fator importante para manter a estabilidade e a segurança internacionais", destaca o comunicado.
A legisladora russa observou que a cooperação parlamentar Rússia-China ajuda a desbloquear o comércio, o investimento, o potencial científico e cultural e, o mais importante, beneficiando milhões de russos e chineses.
Matvienko desejou ao Partido Comunista Chinês um 20º Congresso bem-sucedido, compartilhando suas esperanças de que seus resultados também contribuam para relações estratégicas mais robustas entre Rússia e China.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU em Nova York em 24 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2022
Panorama internacional
Na Assembleia da ONU, China pede à Rússia e Ucrânia que não deixem conflito 'transbordar'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала