- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Belarus e China vão aumentar coordenação de esforços em economia e política externa, diz Lukashenko

© AFP 2023 / Lintao Zhang / POOLO presidente chinês Xi Jinping (D) aperta a mão do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, após receber a medalha de "paz e amizade" de Belarus no Grande Salão do Povo em Pequim, 29 de setembro de 2016
O presidente chinês Xi Jinping (D) aperta a mão do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, após receber a medalha de paz e amizade de Belarus no Grande Salão do Povo em Pequim, 29 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2022
Nos siga no
Belarus e China devem impulsionar a coordenação conjunta de esforços em política externa e economia no atual estágio das relações internacionais, bem como aprofundar a cooperação bilateral, disse o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, neste sábado (1º).
"Estou convencido de que, no atual estágio das relações internacionais, Belarus e China impulsionarão a coordenação conjunta de esforços nas áreas de política externa e economia e cumprirão novas iniciativas para aprofundar a cooperação bilateral", disse Lukashenko em carta ao presidente chinês, Xi Jinping, saudando-o pelo 73º Dia Nacional da China.
O presidente belarusso também disse que o nível da parceria Minsk-Pequim foi elevado a cooperação estratégica multilateral na última cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) em Samarcanda, Uzbequistão, no mês passado.
Ele acrescentou que Minsk continua sendo um participante ativo da iniciativa chinesa Um Cinturão, Uma Rota e sua integração com a União Econômica da Eurásia, que "junto com Pequim contribui para a formação de uma nova ordem mundial justa, onde a voz de cada Estado sem exceção é respeitada".
Minsk e Pequim estabeleceram relações de parceria estratégica abrangente como resultado das negociações entre Lukashenko e Xi na cúpula da SCO.
O Dia Nacional da China é um feriado comemorado em 1º de outubro para celebrar a proclamação oficial da República Popular da China em 1949.
Presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, durante uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2022
Panorama internacional
Belarus solicita adesão à Organização de Cooperação de Xangai, afirma secretário-geral
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала