- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

TSE multa Bolsonaro por reunião com embaixadores estrangeiros

© Foto / Isac Nóbrega/PRO presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brasília, 16 de agosto de 2022.
O presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brasília, 16 de agosto de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2022
Nos siga no
Presidente brasileiro terá que pagar uma multa de R$ 20 mil por propaganda antecipada irregular por causa de reunião com embaixadores de diversos países.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, nesta sexta-feira (30), para condenar o presidente Jair Bolsonaro (PL) a pagar uma multa de R$ 20 mil por propaganda antecipada irregular por causa de uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho.
O julgamento se encerrou na noite desta sexta-feira (30). Os ministros Sergio Banhos, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Raul Araújo e Benedito Gonçalves acompanharam a ministra Maria Claudia Bucchianeri, relatora das ações, e votaram no sentido de condenar Bolsonaro.
De acordo com a ministra Bucchianeri, durante a reunião de julho com embaixadores, Bolsonaro divulgou fatos sabidamente inverídicos a respeito do sistema eletrônico de votação e apuração dos votos.
Prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2022
Eleições 2022
TSE garante integridade do processo eleitoral a observadores internacionais
"A deslegitimação do sistema, a partir da construção de fatos falsos, forjados para conferirem estímulos artificiais de endosso a opiniões pessoais, é comportamento que já não se insere no legítimo direito à opinião, dúvida, crítica e expressão, descambando para a manipulação desinformativa, via deturpação fática", disse ela.
A ministra ressaltou que "é lícito questionar, criticar, duvidar e repensar" o sistema eleitoral, assim como "desejar modelos diferentes", segundo apuração do portal Metrópoles.
Foram quatro ações apresentadas contra Bolsonaro por causa da reunião com os embaixadores. Na oportunidade, o presidente da República voltou a colocar em dúvida, sem apresentar provas, a lisura do sistema eleitoral.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa durante um debate sobre O Estado da União Europeia como parte de uma sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo, leste da França, em 14 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Panorama internacional
Em carta, europeus propõem à UE sanções comerciais contra Brasil caso 'Bolsonaro tente golpe'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала