- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Putin assina acordos de adesão dos territórios das RPD, RPL, Kherson e Zaporozhie à Rússia

© Sputnik / Grigory SysoevNo centro, o presidente russo, Vladimir Putin, com os líderes dos novos territórios integrados à Rússia, após cerimônia de assinatura dos acordos de adesão, em 30 de setembro de 2022
No centro, o presidente russo, Vladimir Putin, com os líderes dos novos territórios integrados à Rússia, após cerimônia de assinatura dos acordos de adesão, em 30 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2022
Nos siga no
A cerimônia de assinatura dos acordos sobre a integração de novos territórios à Federação da Rússia ocorreu hoje, sexta-feira (30), no Grande Palácio do Kremlin, em Moscou.
Na noite de quinta-feira (29), o presidente russo assinou decretos reconhecendo a independência e a soberania das regiões de Kherson e Zaporozhie.
A independência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk foi reconhecida pela Federação da Rússia no dia 21 de fevereiro de 2022, após as autoridades das RPD e RPL terem solicitado o pedido para Vladimir Putin. Em 22 de fevereiro, a Rússia ratificou os acordos de reconhecimento, cooperação e ajuda mútua com duas repúblicas de Donbass pelas ambas as câmaras da Assembleia Federal da Rússia, bem como pelos parlamentos das RPD e RPL.
Os referendos sobre a adesão à Rússia das regiões de Kherson e Zaporozhie foram realizados de 23 a 27 de setembro. Todos os quatro territórios que organizaram referendos votaram a favor de fazer parte da Rússia como divisões federais.
Após apuração de 100% dos votos, na RPD 99,23% dos votantes se manifestaram a favor da entrada, na RPL – 98,42%, na região de Kherson – 87,05% e na região de Zaporozhie – 93,11%.
Na quarta-feira (28), os líderes da república de Lugansk e da região de Kherson, Leonid Pasechnik e Vladimir Saldo, respectivamente, dirigiram-se ao presidente russo, em nome do povo, com um pedido para considerar a adesão de suas regiões à Federação da Rússia.
Logo depois, o mesmo pedido foi encaminhado a Putin pelo líder da região de Zaporozhie, Sergei Balitsky. O chefe da república de Donetsk, Denis Pushilin, por sua parte, disse que já pediu a Putin para apoiar os resultados do referendo antes do início de votação. Depois, todos os procedimentos vão seguir de acordo com o plano, ressaltou Pushilin.
Referendos na RPD, RPL, regiões de Zaporozhie e Kherson - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Multimídia
Resultados dos referendos nos territórios libertados
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала