- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em montagem (fotos de arquivo) - Sputnik Brasil

Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet e mais 3 candidatos debatem agora na TV Globo; siga em tempo real

Nos siga no
A TV Globo realiza o último debate entre os candidatos à Presidência no 1º turno, a partir das 22h30, nesta quinta-feira (29). A emissora convidou sete candidatos: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).
A Sputnik Brasil acompanha o debate em tempo real e traz todos os detalhes abaixo.
Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
01:50 30.09.2022
Considerações finais 2
Luiz Inácio Lula da Silva enalteceu suas obras nas duas vezes em que presidiu o país e afirmou ter capacidade para "resolver os problemas" do Brasil. Ele afirmou sentir orgulho de ter investido na educação por meio de projetos como ProUni e o Fies, e ressaltou que o país era respeito internacionalmente quando ele era presidente, e pontuou ter sido escolhido o melhor líder da história brasileira.
Jair Bolsonaro começou sua fala com a fala com o jargão: "Deus, pátria e família". Em um discurso voltado para a pauta dos costumes, ele se declarou contra a liberação das drogas e contra o aborto. Em defesa de sua gestão, falou sobre liberalismo e o "fim da corrupção".
01:46 30.09.2022
Considerações finais
Felipe D'Avila disse ser uma "tristeza" terminar o debate presidencial em "meio a uma baixaria de um país que está dividido". Ele apontou que o Brasil não progredirá se não mudar de presidente. "Vote bem, dê uma chance ao Novo", pediu.
Ciro Gomes disse aos eleitores que quer "prevenir" o povo brasileiro e "reconciliar" o país. Para o pedetista, é o "grande sistema" que impõe a manutenção do mesmo modelo de governança e econômico que não "é bom" para o povo.
Padre Kelmon disse que foi destratado como sacerdote e que existe muito ódio contra os padres no Brasil.
Soraya Thronicke destacou que prega a união e convidou os eleitores a visitarem suas redes sociais para ver uma foto de uma criança faminta que ela diz sintetizar a atual realidade do país. "Prestem atenção, não se deixem enganar de forma alguma. Não estou aqui por projeto pessoal", declarou.
Simone Tebet falou que o futuro do Brasil está na mãos do brasileiros, e pediu uma reflexão: "A escolha precisa ser pelo menos pior?". Ela disse que fará o maior projeto de inclusão do país. "Vamos governar com o coração de mãe", declarou.
01:40 30.09.2022
Lula volta a direcionar pergunta para Ciro, que insiste em críticas ao PT
Ainda no quarto bloco, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, escolheu Ciro Gomes, outra vez, para fazer sua pergunta. O tema da vez foi agricultura e o petista quis saber a opinião de Ciro sobre desmatamento. Lula disse que o "grande problema" é que o Brasil não percebeu que pode se valer da biodiversidade da Amazônia. Além disso, o petista afirmou que há uma ocupação desordenada na Amazônia. "Não haverá ocupação ilegal e garimpo", disse Lula.
Ciro respondeu dizendo que é um "grave erro" Lula achar que governará o mesmo Brasil que encontrou no início da sua gestão. "Os conchavos que o senhor fez não se permitem mais", retrucou.
01:28 30.09.2022
Kelmon pergunta D'Avila sobre habitação
Kelmon questionou qual a proposta dele para a área da habitação. Ao tomar a palavra, o candidato do Novo falou defendeu o financiamento da habitação com o dinheiro do orçamento e não do FGTS, que deve ficar "no bolso do trabalhador". Ele apontou que o Brasil precisa de transparência.
Já Kelmon falou sobre a quantidade de pessoas em situação de moradia de rua que "não aguentam" mais os mesmos discursos.
D'Avila afirmou que o Brasil precisa dar mais poder aos estados, ou seja, descentralizar.
01:21 30.09.2022
Felipe D'Ávila pergunta para Simone Tebet sobre Saúde
Em sua pergunta, D'Avila questionou sobre como melhorar a coordenação do SUS no contato com estados e municípios. Simone Tebet falou que essa coordenação necessita de um governo federal forte, atuante e sensível às necessidades das pessoas. Ela disse ser "lamentável" que o presidente não tenha agido dessa forma.
A senadora falou sobre a importância de atualizar a tabela SUS e apontou que 20% dos pobres diagnosticados com câncer morrem prematuramente por falta de atendimento. O político do Novo disse que o repasse do SUS aos hospitais é insatisfatório, o que "destrói" a saúde. Ele destacou ser necessário investir na saúde primária, da família.
01:20 30.09.2022
Ciro pergunta Soraya sobre privatização
Em sua resposta, Soraya disse que a princípio não pretende privatizar a Petrobras. A candidata criticou a falta de transparência do governo em relação às estatais e questionou o lucro de todas essas empresas geridas pelo Executivo.
Ciro apontou que é preciso entender a finalidade de cada agente estatal e afirmou querer privatizar o Banco Central. Thronicke alfinetou Paulo Guedes, ministro de Bolsonaro, que ela diz não ter posto em prática a economia liberal prometido pelo governo.
01:13 30.09.2022
Em pergunta para o Padre Kelmon, Bolsonaro critica lei Rouanet
Jair Bolsonaro perguntou Kelmon sobre a maneira "correta de tratar a cultura brasileira". O petebista disse que nos governos anteriores a cultura foi "banalizada".
O presidente Jair Bolsonaro elogiou o secretário de Cultura Mário Frias e defendeu valores morais para a cultura brasileira. "A família brasileira era esculachada", comentou.
Padre Kelmon defendeu a valorização do artista de rua.
01:05 30.09.2022
Simone Tebet pergunta sobre gastos públicos a Lula
Lula disse que quando iniciou seu governo, em 2003, pegou o país com alto índice de desemprego e de dívidas. Ele apontou ser o responsável por construir uma reserva financeira para o país e enalteceu as obras construídas em suas gestões.
O petista disse capitalizado a Petrobras e o pré-sal foi descoberto graças ao investimento em pesquisas. Ele afirmou que vai fortalecer o Banco do Brasil, a Caixa, o BNDES, entre outras estatais.
00:59 30.09.2022
Soraya diz que Bolsonaro distribuiu cargos e pergunta sobre vacinação
Bolsonaro não responde à pergunta e diz que: "Vacinou quem quis". Ele defendeu sua gestão ao longo da pandemia do coronavírus e disse que não é culpado pelas mortes de COVID-19. Ele criticou a CPI da Covid e afirmou que a candidata "gosta é de cargos", por isso "ficou chupando o dedo".
Em direito de resposta, Soraya negou ser candidata laranja e disse que o presidente Jair Bolsonaro não respondeu sua pergunta sobre vacinação. Ela defendeu o fim do sigilo do presidente ao seu cartão vacinal e disse que o candidato é um "traidor da pátria".
00:57 30.09.2022
De volta com o 4º bloco, novamente com o tema determinado; Soraya perguntará sobre Segurança Pública a Bolsonaro
00:50 30.09.2022
Fim do terceiro bloco
Termina o terceiro bloco, com perguntas de temas livres entre os candidatos. No quarto e último bloco, os postulantes ao Planalto respondem perguntas sobre temas determinados por sorteio e fazem suas considerações finais.
00:50 30.09.2022
Bolsonaro tem um direito de resposta concedido
"Eu sou escravo da Constituição e tenho que cumprir a lei. O Congresso decidiu manter o Orçamento Secreto", disse ele após acusações de corrupção.
00:44 30.09.2022
Tebet questiona Soraya educação
Soraya falou que o governo Bolsonaro "abandonou o país" e cresceu o número de crianças fora da sala de aula.
A candidata ressaltou os escândalos no MEC, com vários ministros demitidos ao longo do governo, e um deles preso por suspeita de corrupção: o ex-ministro Milton Ribeiro.
00:41 30.09.2022
Soraya pergunta ao Padre Kelmon sobre Educação
Antes de fazer a pergunta, a candidata do União Brasil agradece ao "verdadeiro" padre que consolidou o seu casamento. Em seguida, pergunta sobre as propostas do candidato do PTB.
Em sua resposta, Padre Kelmon defende sua congregação e diz que foi desrespeitado.
Soraya diz que perdoa o padre e fala em reforma educacional no país, enfatizando redução de impostos e "trazendo a iniciativa privada".
00:33 30.09.2022
Lula pergunta Ciro sobre cultura
O petista disse que a cultura brasileira "vive um desmonte" na gestão Bolsonaro e questionou a proposta do candidato para o setor.
O pedetista disse que a cultura é responsável por afirmar a identidade de um país e defendeu a recriação do Ministério da Cultura, mas também rever as leis de fomento, como a Rouanet.
O candidato do PDT explicou que sua ideia é recriar o Ministério da Cultura e rever as leis de fomento. Ao final da sua resposta, no entanto, o pedetista mandou uma indireta ao dizer que Lula "não anda na periferia".
Além disso, Ciro acusou Lula de defender a "regulação da mídia" e usar o Fies para favorecer "amigos poderosos".
00:31 30.09.2022
Ciro pergunta Bolsonaro e diz que ele manteve corrupção no governo
Em sua fala, Bolsonaro negou haver "corrupção generalizada em seu governo". Segundo Bolsonaro, o PIB brasileiro caiu devido à pandemia, mas hoje o país "é um exemplo para o mundo" na recuperação econômica.
O candidato também disse não haver corrupção na sua família, que é investigada no esquema de corrupção. Ciro reafirmou que Bolsonaro teve uma "chance de ouro" de acabar com o modelo de governança de seus antecessores, mas manteve.
Bolsonaro: "Que mentira, corrupção generalizada onde? Você esqueceu que o PIB caiu, caiu por causa da pandemia. O Brasil está sendo um exemplo de recuperação econômica. Olha o emprego, preço de combustível sem canetada. Não minta, jamais faria isso. Me acusar com imóveis de 32 anos atrás".
00:23 30.09.2022
D'Avila pergunta Tebet sobre privatizações
Ele disse querer privatizar as grandes estatais, como a Petrobras, enquanto Tebet disse divergir em alguns pontos com o adversário, mas nutrir pontos em comum por desejarem manter governos em parceria com a iniciativa privada.
Para ela, o Estado deve cuidar de saúde, educação e segurança, mas buscar o setor privado para a construção de casas, por exemplo. Ela defendeu os bancos públicos para prover empréstimos ao agro.
00:23 30.09.2022
Lula chama Kelmon de impostor, de candidato laranja e relembra que Roberto Jefferson, do qual Kelmon era vice na chapa, foi proibido pela Justiça de lançar sua candidatura.
00:20 30.09.2022
Kelmon e Lula batem boca, e Bonner interrompe debate
Os candidatos padre Kelmon e Luiz Inácio Lula da Silva bateram boca no debate e o mediador William Bonner precisou intervir para "acalmar os ânimos".
00:17 30.09.2022
Padre Kelmon pergunta Lula sobre corrupção
Lula disse que o padre Kelmon está desinformado. Após o apresentador do debate pedir, mais uma vez, para o candidato do PTB cessar as interrupções durante a fala de outros candidatos, Lula defendeu sua inocência.
Ele acusou o padre de estar fantasiado e chamou o padre de "candidato laranja". Em seguida, afirmou que as denúncias contra ele foram farsas montadas pelo Ministério Público e por Sergio Moro, que deixou o magistério para ser ministro de Bolsonaro.
Já Kelmon disse que o petista "mente, é cínico e irresponsável".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала