- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Dados: confiança de cidadãos e empresários cai na União Europeia, bloco pode já estar em recessão

© AFP 2023 / Julien de RosaPassageiros observando painel de informações de partida do Terminal 2 do Aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, na periferia nordeste de Paris, mostrando múltiplos voos cancelados em meio a uma greve dos controladores de tráfego aéreo, França, 16 de setembro de 2022
Passageiros observando painel de informações de partida do Terminal 2 do Aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, na periferia nordeste de Paris, mostrando múltiplos voos cancelados em meio a uma greve dos controladores de tráfego aéreo, França, 16 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2022
Nos siga no
Os níveis de confiança de vários setores econômicos europeus se reduziram significativamente em setembro, em meio às sanções contra a Rússia, que já duram mais de meio ano.
Os níveis de confiança dos consumidores e dos empresários se reduziram na União Europeia (UE) em setembro, trazendo o espectro da recessão, noticiou na quinta-feira (29) o jornal irlandês Irish Independent.
O indicador geral da Comissão Europeia caiu em 3,5 pontos para os 27 países do bloco, de 96,1 para 92,6, e no caso dos 19 países de moeda única ele desceu em 3,6 pontos, de 97,3 para 93,7. Um valor abaixo de 100 indica um sentimento econômico negativo, enquanto um valor acima dele aponta para um bom estado da economia.
As maiores quedas mensais ocorreram na Dinamarca (-8,6), Suécia (-8,3), Bélgica (-7,4), Eslovênia (-5,9) e Alemanha (-4,8), havendo também reduções em países como a Espanha, França, Itália, Países Baixos e Polônia.
Joe Biden, Olaf Scholz, Jens Stoltenberg, ao fundo, à esquerda a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, ao fundo, segunda à direita e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2022
Panorama internacional
União Europeia está se autodestruindo sob os ditames dos EUA, diz mídia chinesa
A confiança dos consumidores caiu assim para seu menor nível de sempre em meio ao aumento das contas de eletricidade e dos reembolsos de hipotecas. As pessoas agora estão mais pessimistas com suas finanças pessoais e com as perspectivas econômicas e de emprego, nota o Irish Independent.
"A economia da zona euro está desacelerando rapidamente à medida que os preços altos reduzem a atividade comercial e amortecem a demanda dos consumidores. Esperamos, portanto, que uma recessão possa já ter começado", comentou Bert Colijn, economista sênior da zona euro do banco holandês ING Bank.
Enquanto isso, a confiança da indústria recuou em agosto em 1,7 pontos, a sétima queda mensal consecutiva, e a de serviços tombou 2,7 pontos. A confiança nos serviços financeiros, não incluída no indicador geral da UE, diminuiu em 5,1 pontos, e as expectativas de varejo e construção também caíram.
Em uma tentativa de combater a ascensão das taxas de inflação, os bancos centrais da União Europeia, e também o Banco da Inglaterra, no Reino Unido, têm aumentado as taxas de juro, algo que também deve acelerar a deterioração econômica na região.
A UE impôs sanções multissetoriais contra a Rússia depois que ela começou uma operação militar especial na Ucrânia, com o objetivo de privar Moscou de financiamento para a ação. No entanto, as sanções e a quebra das cadeias de abastecimento, incluindo cortes voluntários do gás e a recusa de o pagar em rublos, conduziram a uma escalada dos preços de energia e da inflação em geral, deixando no ar um espetro de recessão cada vez maior no continente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала