DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

'Relíquia histórica': descobrem em lago dos EUA canoa de 3.000 anos (FOTO, VÍDEO)

© Foto / Domínio público / Gary ToddCanoa (imagem de arquivo)
Canoa (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Nos siga no
Uma canoa de 3.000 anos foi encontrada no lago Mendota, na cidade de Madison, no estado norte-americano de Wisconsin, menos de um ano depois de outra canoa histórica de mais de mil anos ter sido descoberta no mesmo lago.
Uma arqueóloga achou o artefato em pedaços antes de ele ser retirado na quinta-feira (22) em colaboração com a organização Nações Nativas de Wisconsin, aponta comunicado de imprensa da sociedade histórica do estado.
"Encontrar uma canoa adicional historicamente significativa no lago é verdadeiramente incrível e desvenda pesquisas inestimáveis [...] para explorar as mudanças tecnológicas, culturais e estilísticas que têm ocorrido no design de canoas feitas de um só tronco ao longo de 3.000 anos", disse James Skibo, arqueólogo da sociedade histórica do estado.
Uma descoberta incrível no lago Mendota pela sociedade histórica de Wisconsin. Um ano depois de uma canoa de 1.200 anos ter sido recuperada, uma canoa de 3.000 anos foi retirada hoje.
De acordo com os resultados da datação por radiocarbono, especialistas acreditam que se trata da canoa mais antiga já encontrada na região dos Grandes Lagos da América do Norte que remonta a 1.000 a.C., escreve NPR.
Especialistas acreditam que os artefatos encontrados são mais uma evidência de existência de comunidades nativas na área onde agora está o lago Mendota, fornecendo mais informações sobre a história da vida indígena em Wisconsin e na região dos Grandes Lagos, relata The Guardian.
© Foto / Wisconsin Historical SocietyVoluntários e membros da sociedade histórica do estado de Wisconsin removem canoa do trailer de transporte e a levam para o Arquivo Estadual de Preservação em Madison
Voluntários e membros da sociedade histórica do estado de Wisconsin removem canoa do trailer de transporte e a levam para o Arquivo Estadual de Preservação em Madison  - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Voluntários e membros da sociedade histórica do estado de Wisconsin removem canoa do trailer de transporte e a levam para o Arquivo Estadual de Preservação em Madison
"A recuperação desta canoa, construída pelos nossos antepassados, oferece mais uma prova física de que os povos nativos habitavam em Teejop [região de Quatro Lagos] durante milênios, que nossas terras ancestrais estão aqui e tivemos uma sociedade desenvolvida de transporte e comércio", notou Marlon WhiteEagle, presidente da tribo federalmente reconhecida Ho-Chunk Nation.
De acordo com o comunicado, as canoas irão para o Arquivo Estadual de Preservação em Madison, onde o processo de restauração deverá levar cerca de dois anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала