EUA devem desenvolver caça de 6ª geração mais rápido que a China, diz general da Força Aérea

© AP Photo / Ng Han GuanCaça furtivo J-20 do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, em 28 de setembro de 2021
Caça furtivo J-20 do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, em 28 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Nos siga no
Com a China "no caminho" para o desenvolvimento de um caça de 6ª geração, a Força Aérea dos EUA precisa garantir que seu caça de próxima geração seja lançado antes do chinês, disse general Mark Kelly, chefe do Comando de Combate Aéreo (ACC, na sigla em inglês).
"Não posso dizer hoje o que está acontecendo na China, exceto que eles estão se preparando para o seu 20º Congresso Nacional do partido [em outubro]. Mas posso dizer o que não está acontecendo. Eles não estão tendo um debate sobre a relevância [do projeto] de domínio aéreo de sexta geração. E também posso dizer que eles estão no caminho certo", disse Mark Kelly, general da Força Aérea dos EUA, durante uma reunião com jornalistas na semana passada.

A Força Aérea dos EUA precisa "garantir que nós consigamos obter o domínio aéreo de 6ª geração pelo menos um mês antes de nossos concorrentes", acrescentou Kelly, segundo portal Breaking Defense.

Atualmente, a Força Aérea dos EUA está no caminho para se tornar a primeira entidade a utilizar caças de 6ª geração, desde que possa começar a colocar atempadamente em serviço sua família de sistemas de domínio aéreo de próxima geração (NGAD, na sigla em inglês) – "até o final da década", de acordo com o secretário da Força Aérea Frank Kendall. Ressalta-se que o primeiro voo de um protótipo tripulado NGAD foi realizado em 2020.
Enquanto a maioria dos países, incluindo os EUA, têm divulgado poucas informações sobre seus programas de combate de sexta geração, a China tem sido ainda mais discreta sobre os seus desenvolvimentos.
Caça F-15E Strike Eagle dos EUA na base aérea de Incirlik, Adana, Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2021
Com China no encalço, EUA 'correm' para desenvolver nova versão de caça de 6ª geração, diz mídia
Durante uma entrevista em 2019, Wang Haifeng, projetista-chefe da Corporação Aeroespacial Chengdu chinesa, afirmou que a China estava realizando uma pré-pesquisa sobre um caça de próxima geração, com o objetivo de ter uma nova capacidade pronta para "proteger o mar e o céu" até 2035.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала