Embraer entrega primeiras unidades da nova geração de radares Saber M60 ao Exército Brasileiro

© Foto / Centro Tecnológico do ExércitoRadar de defesa antiaérea de baixa altura Saber M60 (foto de arquivo)
Radar de defesa antiaérea de baixa altura Saber M60 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Nos siga no
A Embraer confirmou, nesta quarta-feira (28), a entrega ao Exército Brasileiro das duas primeiras unidades da nova geração dos radares Saber M60. Conforme anunciou a empresa em abril, o novo contrato ainda contempla quatro radares adicionais do mesmo modelo.
Os radares Saber M60 serão utilizados nas Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. A aquisição está prevista no Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro 2020–2023 e amplia a capacidade operacional da Força Terrestre.
Desenvolvido pela Embraer em conjunto com o Exército Brasileiro, o modelo é um radar de artilharia antiaérea de baixa altura com conteúdo 100% nacional e já é operado pelo Exército.
A atualização tecnológica do radar, resultando nesta sua versão 2.0, foi concluída em 2019.
O Saber M60 é um radar de busca que visa a proteção de pontos e áreas sensíveis, como instalações governamentais e infraestruturas estratégicas.
Mulher empunha arma em clube de tiro na Zona Norte de Porto Alegre, capital gaúcha, em 3 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2022
Notícias do Brasil
Exército Brasileiro fiscaliza e encontra diversos clubes de tiros no país funcionando sem alvará
O modelo tem alcance de 60 quilômetros e até 16.400 pés de altura, o que permite rastrear até 60 alvos simultaneamente, incluindo a detecção e classificação automática de alvos.
Segundo a Embraer, o Saber M60 é um radar tático de grande flexibilidade operacional e fácil montagem e transporte, podendo ser desdobrado em até 15 minutos.
A empresa aponta ainda que o modelo tem a tecnologia Low Probability Interception (LPI), podendo atuar na busca de alvos sem ser facilmente identificado.
De acordo com a Embraer, o Saber M60 pode ser integrado aos sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos, além de ter provisão para integração com outros sistemas de defesa aérea, tal como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra).
Munição entre destroços do caça ucraniano Su-25 derrubado em Kherson, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2022
Operação militar especial russa
Exército russo elimina aviões MiG-29 com mísseis dos EUA e 12 drones na Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала