- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bruxelas e Washington exigem explicações da Sérvia pelo 'acordo' assinado com Rússia

© Sputnik / Aleksei Nikolsky / Acessar o banco de imagensO presidente russo, Vladimir Putin e o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic
O presidente russo, Vladimir Putin e o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2022
Nos siga no
A União Europeia teve "perguntas sérias" e o embaixador norte-americano em Belgrado exigiu uma explicação nesta segunda-feira (26), após a Sérvia e a Rússia terem assinado um protocolo de cooperação às margens da Assembleia Geral da ONU (UNGA) da semana passada.
O ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Nikola Selakovic, tweetou na sexta-feira (23) sobre a assinatura do Plano de Consultas com seu homólogo russo, Sergei Lavrov. O documento de quatro páginas foi depois publicado pelo jornal sérvio Novosti, mostrando que era apenas uma agenda de reuniões entre os funcionários russos e sérvios programadas para 2023 e 2024.

"Ninguém deveria assinar nada com a Rússia agora", disse o embaixador dos EUA, Christopher Hill, à afiliada da CNN N1 na segunda-feira (26), acrescentando que Washington estava "esperando ouvir uma explicação pela assinatura deste documento".

"A notícia deste acordo assinado com a Rússia foi surpreendente e contrasta fortemente com outras reuniões construtivas em Nova York com funcionários sérvios", afirmou Hill à AP, e adicionou que "um maior alinhamento com a Rússia é um passo na direção errada e contrário às aspirações europeias declaradas da Sérvia".
Chanceler Selakovic e o chanceler Lavrov, do MRE russo, assinaram em Nova York, às margens da 77ª UNGA, o Plano de Consultas entre o MRE da Sérvia e o MRE da Rússia para 2023-2024.
O documento é "um sinal muito claro de sua intenção de fortalecer seus laços, fortalecer ainda mais as relações entre a Sérvia e a Rússia e isso está levantando perguntas sérias", disse o representante da Comissão Europeia para Assuntos Externos, Peter Stano. "Estamos levando isso muito a sério e estamos acompanhando isso", ressaltou.
A União Europeia exige que os países que procuram se juntar à aliança estejam em "alinhamento com as políticas europeias, inclusive em questões de política externa", acrescentou Stano.
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, em uma coletiva de imprensa após uma reunião em Belgrado com o chanceler russo, Sergei Lavrov, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2022
Panorama internacional
'Reação correta': Vucic agradece apoio russo e diz que Belgrado busca reduzir tensões no Kosovo
O presidente sérvio Aleksandar Vucic tem repetidamente ignorado a pressão para se juntar às sanções do Ocidente contra a Rússia, que a maioria dos sérvios considera uma nação amiga. Ao mesmo tempo, ele insistiu que o objetivo estratégico de Belgrado é aderir à UE, uma posição com muito menos apoio popular.
Para complicar ainda mais as aspirações da UE, Bruxelas e Washington exigem que Belgrado reconheça o Kosovo como condição prévia para a adesão. Vucic se recusou publicamente a fazê-lo.
Contudo, o ministro Selakovic já anunciou que a Sérvia não reconhece ou apoia a votação em Donbass, Kherson e Zaporozhie sobre a adesão à Rússia, citando o compromisso da Sérvia com o direito internacional e a integridade territorial em relação ao Kosovo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала