DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

'Mistérios' das rajadas rápidas de rádio das profundezas do espaço são evidenciados

© Foto / R. Timmerman; LOFAR e Telescópio Espacial HubbleHercules A é alimentado por um buraco negro supermassivo localizado em seu centro, que se alimenta do gás ao redor e canaliza parte desse gás em jatos extremamente rápidos. Nossas novas observações de alta resolução feitas com a LOw Frequency ARray (LOFAR) revelaram que este jato cresce mais forte e mais fraco a cada poucas centenas de milhares de anos. Esta variabilidade produz as belas estruturas vistas nos lóbulos gigantes, cada um das quais é quase tão grande quanto a galáxia da Via Láctea
Hercules A é alimentado por um buraco negro supermassivo localizado em seu centro, que se alimenta do gás ao redor e canaliza parte desse gás em jatos extremamente rápidos. Nossas novas observações de alta resolução feitas com a LOw Frequency ARray (LOFAR) revelaram que este jato cresce mais forte e mais fraco a cada poucas centenas de milhares de anos. Esta variabilidade produz as belas estruturas vistas nos lóbulos gigantes, cada um das quais é quase tão grande quanto a galáxia da Via Láctea - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2022
Nos siga no
Uma equipe multinacional de cientistas realizou observações cósmicas de uma série de rajadas rápidas de rádio, utilizando o radiotelescópio esférico de 500 metros de abertura da China.
Os resultados do estudo desafiam a compreensão atual da natureza física e o motor central das rajadas, pois ele revelou um entorno magnetizado em evolução e uma assombrosa localização da fonte das rajadas rápidas nas profundezas do espaço, segundo comunicado.
A análise foi realizada em uma fonte de rajadas rápidas de rádio ativa, chamada FRB 20201124A.
Durante os estudos, os especialistas detectaram 1.863 rajadas em 82 horas durante 54 dias que, supostamente, procediam de um magnetar com um poderoso campo magnético.
O Telescópio Espacial Hubble capturou uma imagem onde mostra o coração do aglomerado globular NGC 6638 na constelação de Sagitário - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Ciência e sociedade
Multidão de estrelas é flagrada no coração de aglomerado globular no centro da Via Láctea (FOTO)
Além disso, as variações irregulares e breves da chamada "medida de rotação de Faraday" surpreenderam os cientistas.
A força do campo magnético e a densidade das partículas nas proximidades da fonte das rajadas subiram e baixaram durante os primeiros 36 dias de observação, parando de forma repentina durante os últimos 18 dias, antes que a fonte se extinguisse.
Mapa da Via Láctea, baseado nos dados do telescópio Gaia - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2022
Ciência e sociedade
IMAGEM de galáxias em colisão indica possível destino da Via Láctea
Os cientistas também localizaram a fonte da rajada a uma distância mediana do centro de uma galáxia espiral barrada, rica em metais como nossa Via Láctea, em uma região intermediária de seu braço, com uma baixa densidade estelar.
De acordo com os especialistas, isso é inconsistente com um motor central de magnetar jovem formado durante uma explosão extrema, como uma longa explosão de raios gama ou uma supernova superbrilhante, da qual acredita-se que os motores das rajadas rápidas de rádio ativos se originam.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала