- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Forças dos EUA teriam contrabandeado mais 79 navios-tanque com petróleo sírio roubado, diz mídia

© Delil SouleimanPanorama de refinaria de petróleo primitiva na cidade na cidade de Al-Qahtaniya, província curda no nordeste da Síria, perto da fronteira com a Turquia, 15 de novembro de 2021
Panorama de refinaria de petróleo primitiva na cidade na cidade de Al-Qahtaniya, província curda no nordeste da Síria, perto da fronteira com a Turquia, 15 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2022
Nos siga no
Damasco passou anos acusando Washington e seus aliados da milícia das Forças Democráticas Sírias de desviar centenas de milhões de dólares em petróleo e alimentos do nordeste da Síria ocupado pelos EUA, além de impedir que o país se reconstruísse de uma devastadora guerra estrangeira de uma década de conflito patrocinado.
Um comboio de 79 navios-tanque que transportam petróleo dos campos de petróleo em Jazira, nordeste da Síria, foi contrabandeado para fora do país através da travessia ilegal de al-Mahmoudiya para o norte do Iraque, informou a Agência de Notícias Árabe Síria, citando fontes em al-Yaarubiyah, zona rural na província de al-Hasakah.
As atividades de contrabando relatadas são as mais recentes desde terça-feira (20), quando fontes disseram à SANA que mais 60 petroleiros chegaram ao Iraque transportando petróleo sírio roubado.
Dois dias antes disso, a agência de notícias informou que mais 83 caminhões, incluindo "dezenas" de navios-tanque, cruzaram o Iraque através das travessias de al-Mahmoudiya e al-Walid. As autoridades sírias classificam os postos de fronteira como "ilegais" porque permanecem fora da jurisdição do governo internacionalmente reconhecido em Damasco.
Soldado dos EUA sentado em seu veículo blindado em uma estrada que leva à tensa linha de frente com combatentes apoiados pela Turquia, em Manbij, norte da Síria, 4 de abril de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2022
Panorama internacional
China pede que EUA parem de saquear recursos nacionais da Síria, situação parece 'incontrolável'
Os EUA têm pelo menos 900 soldados estacionados na Síria, segundo o Pentágono. A justificativa formal do governo Biden para manter as botas no terreno no país devastado pela guerra é impedir o ressurgimento do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) – o grupo terrorista que já administrou grandes áreas do nordeste da Síria e noroeste do Iraque.
Autoridades sírias dizem que a presença contínua de Washington no país visa impedir que Damasco recupere o controle sobre petróleo, gás natural e recursos alimentares em suas regiões do nordeste – o que antes permitia à Síria desfrutar de uma modesta autossuficiência em energia e alimentos.
Washington e seus aliados também impuseram sanções esmagadoras ao país e ameaçaram as nações que fazem negócios com Damasco com restrições secundárias. Essas sanções limitaram ainda mais o acesso da Síria aos recursos necessários para sua reconstrução após o devastador conflito apoiado por estrangeiros que começou em 2011 e impediram o país de importar medicamentos e equipamentos médicos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала