- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA ameaçam a Rússia com consequências 'catastróficas' em caso de uso de armas nucleares

© AP Photo / Susan WalshO conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, durante evento na Casa Branca, em Washington, no dia 26 de outubro de 2021
O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, durante evento na Casa Branca, em Washington, no dia 26 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2022
Nos siga no
Parlamentares russos reagem com surpresa ao anúncio e afirmam que os EUA tentam aumentar a tensão para justificar envio de ajuda letal para a Ucrânia.
A Casa Branca alertou a Rússia de que haverá consequências catastróficas se Moscou usar armas nucleares contra a Ucrânia. A declaração foi dada pelo assessor de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan.
Nesta semana, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que Moscou aceitaria qualquer resultado proveniente dos referendos no Donbass e territórios controlados pela Rússia e não pouparia meios para defender sua integridade territorial.

Sullivan disse à ABC News que a Casa Branca levou a sério o aviso de Putin. "Nós comunicamos direta e privadamente aos russos, em níveis muito altos, que haverá consequências catastróficas para a Rússia se eles usarem armas nucleares na Ucrânia", disse ele.
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma sessão plenária do 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), na Rússia, em 17 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Panorama internacional
Xeque-mate: discurso de Putin marca fim do jogo para apoiadores dos EUA e da OTAN, diz analista
O funcionário da Casa Branca afirmou que a Rússia entendeu bem o que enfrentaria "se seguisse por aquele caminho escuro". Ele acrescentou que os EUA estavam planejando todas as contingências e responderiam decisivamente à Rússia.

Parlamentares russos reagiram com surpresa ao aviso de Washington. O vice-presidente do Comitê de Segurança e Combate à Corrupção da Duma de Estado (a câmara baixa do parlamento russo), Anatoly Vyborny, disse que os americanos estão "escalando as coisas para salvar a própria pele".

"A Rússia nunca disse que usaria armas nucleares. Não está claro o que eles queriam dizer com essas acusações", disse Vyborny.

Oleg Morozov, membro do comitê internacional do Conselho da Federação da Rússia, disse que os EUA querem aumentar as tensões para justificar o fornecimento adicional de ajuda letal para a Ucrânia.

"Não se trata de usarmos armas nucleares. Eles entendem que não há necessidade de fazer isso. Mas querem convencer o mundo de que a ameaça nuclear vem da Rússia", destacou Morozov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала