- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Na ONU, premiê das Ilhas Salomão diz que país vem sendo injustamente alvejado por parceria com China

© AFP 2023 / Bryan R SmithO primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU em Nova York em 23 de setembro de 2022
O primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU em Nova York em 23 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2022
Nos siga no
Primeiro-ministro disse durante discurso que as parcerias feitas pelas Ilhas Salomão visam desenvolver o país e que a política externa tem como objetivo "não ser inimigo de ninguém".
Em discurso durante a Assembleia-Geral da ONU nesta sexta-feira (23), o primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Damukana Sogavare, disse que seu país foi submetido a "uma enxurrada de críticas injustificadas e infundadas, desinformação e intimidação" desde a formalização das relações diplomáticas com a China em 2019.
Sogavare afirmou que as Ilhas Salomão foram "injustamente alvejadas" e "vilificadas" na mídia, acrescentando que tal tratamento "ameaça nossa democracia e soberania", segundo a Reuters.
O premiê também destacou que "nossa luta é para desenvolver nosso país" e que por isso a diplomacia do país "estende a mão de amizade e busca cooperação e parceria genuínas e honestas com todos".
"Ao implementar esta política, não nos alinharemos com nenhum poder externo ou arquitetura de segurança que tenha como alvo nosso ou qualquer outro país soberano ou ameace a paz regional e internacional. As Ilhas Salomão não serão coagidas a escolher lados", disse ele.
A região das ilhas do Pacífico tornou-se um novo teatro de competição geopolítica entre a China e os Estados Unidos e seus aliados. Essa competição se intensificou este ano depois que a China assinou um acordo de segurança com as Ilhas Salomão, provocando alertas de uma militarização da região.
Pequim e Honiara disseram que não haverá base militar chinesa sob o pacto de segurança, embora um rascunho vazado se refira ao reabastecimento de navios da Marinha chinesa no arquipélago estrategicamente localizado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала